15 razões (e blocos) para curtir o pré-carnaval de Fortaleza

1
1764
Bloco Chão da Praça no Centro Dragão do Mar/ Crédito: Luiz Alves
Bloco Chão da Praça no Centro Dragão do Mar/ Crédito: Luiz Alves

Para quem tem carne e coração de carnaval, já é hora de se fantasiar e ganhar as ruas com os blocos do pré-carnaval. A Prefeitura de Fortaleza divulgou a programação oficial da festa, e a lista está grande, viu?! (graças!). Além dos já tradicionais oito polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público e Polo de Lazer Sargento Hermínio, mais três estrearão neste ano: Largo Luís Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior), Benfica e Monsenhor Tabosa. Sem contar as festas não-oficiais pela cidade. 

Para ajudar os foliões veteranos e os de primeira viagem nesse caminho (sem volta) do fervor carnavalesco, listamos alguns blocos e/ou coletivos que queremos ir e apostamos que serão garantia de lacre, brilho, suor e diversão. A ideia é mostrar apenas as opções gratuitas de diferentes gostos, dos tradicionais aos estreantes. Algumas, inclusive, não fazem parte da programação oficial, tá?! Se você gosta de carnaval, confere aí e se prepara, colega, porque vai ser puxado! 

1. Luxo da Aldeia

É a cara do pré-carnaval de Fortaleza. Com repertório de artistas e compositores cearenses, eles ganham mais fãs a cada ano e lotam qualquer espaço que tocam. É muito suor, alegria e cearensidade. Durante todas as sextas-feiras do pré (12, 19, 26/01 e 02/02), o Luxo da Aldeia se apresentará, das 19h às 22h, na Praça do Ferreira.

2. O Cheiro
Um dos blocos mais tradicionais da Praia de Iracema. Todos os anos, “O Cheiro” é o primeiro (ou o último, depende do ponto de vista) a sair no pré-carnaval da cidade. O desfile de estreia é sempre no último sábado do ano anterior. Ao som de uma bateria, os foliões se concentram, a partir das 18h, na Rua Padre Justino com João Cordeiro e saem pelas ruas da Praia de Iracema, arrastando todo mundo.

3. Iracema Bode Beat

Na minha opinião (e de muita gente que conheço), foi o bloco revelação de 2017. Foliões de todas as idades se concentram nas tardes de domingo no Poço da Draga e saem em cortejo ao som da Iracema Big Band e das perfomances da índia Iracema, Bode Ioiô, Mario Gomes, personagens da cultura cearense. No Centro Dragão do Mar, Nayra Costa, Daniel Groove e DJ Famoso fazem um show com sucessos carnavalescos de todas as épocas. Neste ano, os desfiles serão nos dias 28/1, 4 e 11/2, saindo às 17h30, do Largo dos Tremembés.

4. Eu Não Sou Cachorro, Não

Eles voltaram! Depois de alguns problemas de estrutura e falta de apoio, o Bloco “Eu Não Sou Cachorro, Não”, comandado pelo grupo Os Alfazemas, volta a se apresentar no Benfica. Neste ano, eles fazem parte do edital de apoio ao pré-carnaval da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Quer morrer de cantar aquelas bregões, agarrado com os amigos cheios de purpurina? Vá para a Praça da Gentilândia, das 19h às 22h, no dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro.

5. Para quem gosta é bom

Eles são estreantes do pré-carnaval de Fortaleza. O Bloco “Para quem gosta é bom” se apresenta, às 18h30, no dia 14 de janeiro no Largo Luís Assunção (Praia de Iracema). O repertório do bloco traz marchinhas do carnaval tradicional, clássicos da MPB, forró, samba e axé no repertório.

6. Las Tropicanas
É um projeto com o trio maravilhoso de cantoras cearenses Lorena Nunes, Di Ferreira e  Pepita York (Jeff Pereira). Com uma pegada latina, elas cantam de “La Vida Es Un Carnaval”, de Celia Cruz, passam por “Lady Marmalade” e chegam ao “Ragatanga”, do Rouge. Você só tem duas opções: morrer de dançar ou ficar hipnotizado por elas no palco. Elas tocarão no dia 27 de janeiro, das 19h às 22h,  no Mercado dos Pinhões.

7. Chão da Praça

Para quem não aguenta esperar pela sexta, o Chão da Praça se apresenta às quintas-feiras, nos dias 25 de janeiro, 1º e 8 de fevereiro, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. Com a proposta de um carnaval retrô brasileiro do bloco, o repertório do Chão da Praça traz desde marchinhas dos anos 1950, dos salões e clubes do Brasil, afoxés, frevos até músicas da origem do axé music, do final dos anos 1980.

8. Bloco Sandijunio

Um dos blocos que mais causaram frisson no ano passado. Até o verdadeiro Junior já ficou sabendo da existência do coletivo. Como eles mesmos contam, o bloco nasceu de um brincadeira em 2017 e só tiveram tempo de ensaiar 6 vezes até a primeira apresentação. Não precisa nem dizer qual é o repertório, né?! Tem apresentação gratuita deles no estacionamento do Shopping Riomar Fortaleza, a partir das 16h,  nos dias 21 de janeiro e 4 de fevereiro.

9. Tambores Carnavalescos

Gosta de batuque de tambor, aquela pegada meio Olodum? Não deixe de ir para os Tambores Carnavalescos. Eles fazem parte da Caravana Cultural, grupo que também conta com o Afoxé Acabaca e outros movimentos. As apresentações serão aos domingos (14, 21, 28/01 e 04/02), das 16h às 22h, no Largo Luis Assunção (ao lado do Centro Cultural Belchior).

10. Bloco das Travestidas

O coletivo As Travestidas não está de fora do pré-carnaval, tá, meu bem? Em seu segundo ano, o Bloco das Travestidas, o primeiro idealizado por travestis e transformistas do Estado, vai se apresentar gratuitamente nos próximos quatro sábados (13/01, 20/01, 27/01 e 03/02) no Largo Luis Assunção, a partir das 19h. O bloco traz show de Silvero Pereira e Mulher Barbada e discotecagens e perfomances de Deydianne Piaf, Yasmin Shirran, Karolaynne Carton, Fabinho Vieira e Estácio Facó. Depois das 22h, o bloco sai em cortejo até o Mambembe para continuar a festa, dessa vez, paga.

11. Bloco DuBaile

Os meninos da DuBaile também estão animando o pré-carnaval. Eles se apresentarão no dia 21 de janeiro, das 19h às 22h, no Mercado dos Pinhões e no dia 11 de fevereiro, das 16h às 20h, no estacionamento do RioMar Fortaleza. No repetório deles, tem Academia da Berlinda, BaianaSystem, Caetano Veloso, Jorge Ben, Curumin, Nação Zumbi, Dona Onete e Pinduca. Não tem como ficar parado, não.

12. Geração Coca-Cola
Outro estreante do pré-carnaval deste ano. Reúne cinco nomes de peso do rock/pop cearense para interpretar hinos do rock brasileiro em versões carnavalescas, com Gabriel Aragão (Selvagens à Procura de Lei), Paulo Sérgio Porto (Zero85), Victor Calíope (Projeto Rivera), Luh Lívia (Mafalda Morfina) e Camila Marieta. O bloco se apresentará no dia 03 de fevereiro, no Mercado dos Pinhões. 

13. Simpatizo Fácil
O bloco é uma novidade deste ano. A festa gratuita será, das 15 às 21h, dos sábados (13/01, 20/01, 27/01 e 03/02) na rua Clube Iracema, 84, Aldeota, ao lado do bar Vilarejo 84. As atrações são Frevo Alucinação e Sols Ritmo e as DJs Renata Melo e Socorrinha.  Segundo a organização, o local contará com pontos de venda de bebidas oficiais, banheiros químicos e segurança. A partir das 21h, haverá uma festa no bar com entrada grátis para quem estiver com a camiseta do bloco (R$ 30) ou a pulseirinha do dia.

14. Fábrika de Buneku

Pelo segundo ano, um trecho da Rua Padre Valdevino, em frente ao Fábrika Bar 1650, vai ganhar a alegria do carnaval nas tardes de sábados. Os foliões fantasiados se concentram no meio da rua mesmo. Neste ano, a organização do evento promete banda completa, banheiros químicos e “espaço na sombra”, o que é fundamental já que a festa está marcada para começar às 16 horas.

15. Passeio Público (para a criançada)

O Passeio Público continua com uma programação voltada para a criançada, aos domingos, com apresentação da Charanga do Tio Marcão (14 e 28/01), Banda Só Alegria (21/01 e 04/02) e Banda Pacote de Biscoito (14, 21, 28/01 e 04/02), das 9h às 11h.

Quer mais?
Achou pouco? Pois acessa a lista com a programação completa de todos os dez polos do pré-carnaval de Fortaleza neste link. Prepara o estoque de glitter porque folia não faltar na cidade.

E passa no post da Júlia com dicas pra sobreviver ao (pré) carnaval!

Colega, prepara a fantasia e abala nesse pré / crédito: Luiz Alves/Dragão do Mar
Colega, prepara a fantasia e abala nesse pré / crédito: Luiz Alves/Dragão do Mar

1 comentário

Deixe um comentário