Modolo: alimentos que viram receitinhas de beleza

0
1094

penteadeira

Nem sempre o mundo cosmético teve suas milhares de opções como nos dias atuais, cremes rejuvenescedores, hidratantes mil, esfoliantes, alisantes capilares, reconstrutores… Enfim, uma infinidade de cremes, óleos, ácidos, shampoos, condicionadores, máscaras faciais e capilares que nos fazem ficar perdidos.

Mas as beldades da antiguidade, rainhas, princesas e plebeias tinham suas vaidades e se valiam de mel, aveia, sal marinho, ovos, iogurte, frutos, farinhas e amidos para manutenção da pele e dos cabelos bonitos.

Cleópatra interpretada por Elizabeth Taylor (1963)
Cleópatra interpretada por Elizabeth Taylor (1963)

Documentos da antiga Grécia, Roma e principalmente Egito contêm várias misturinhas, receitinhas que até hoje são reproduzidas, lógico que com o plus da indústria, e são maravilhosas!

Além de darem bons resultados, reduzem a exposição à pura química e fazem muitas vezes a gente economizar alguns dinheiros. Testei as 5 próximas receitas e adorei todas com ótimos resultados obtidos. Principalmente a última delas, para o cabelo, que viciei e estou fazendo pelo menos a cada 15 dias.

ESSAS NÃO SÃO DE COMER, SÃO DE PASSAR, MARIANA!

ESFOLIANTE PARA O CORPO (encontrado em papiros médicos referentes aos cuidados com Cleópatra)

Esfoliante Corporal de Cleópatra
Esfoliante Corporal de Cleópatra
  • 1 parte de mel
  • 1 parte de natrão (use bicarbonato de sódio)
  • 1 parte de sal Marinho ( pode usar sais de banho)
  • gotas de óleos essenciais de incenso e mirra (para um aroma autêntico ao usado pela rainha)

Moer com moedor de pedra ou cerâmica até formar uma pasta. Esfregue no corpo, deixe descansar por alguns minutos enquanto você relaxa e desfruta antes de se enxaguar. Pode fazer o procedimento semanalmente.

ESFOLIANTE FACIAL

aveia-morangos-iogurte-5

  • 2 colher de sopa de farelo de aveia
  • 2 colheres de iogurte natural
  • 1 morango
  • 1 colher de sopa de mel

Macerar os morangos com moedor de pedra ou cerâmica e misturar os demais ingredientes até formar uma pasta. Passar no rosto fazendo movimentos circulares. Deixar descansar por alguns minutos e depois enxague. Pode fazer semanalmente durante o banho.

CREME PARA HIDRATANTE PARA O ROSTO (promete prevenção de rugas)

oleo de coco e gemas

  • 1 colher de (sopa) de óleo de amêndoas
  • 1 gema de ovo
  • Meia (colher) sopa de mel
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco

Misture o óleo de coco ao mel e mexa. Em seguida, coloque o óleo de amêndoas. Finalmente, acrescente a gema de ovo e misture bem, até que fique tudo homogêneo. Aplique no rosto, com massagens suaves, mais ou menos 1 hora antes de dormir. Esse é o tempo que você vai esperar para que o creme seja completamente absorvido pela pele. Lave depois o rosto apenas com água.

OBS 1: Se sobrar creme, coloque num frasco de vidro, feche bem e leve-o para a geladeira por até 5 dias.

OBS 2: o cheiro não é o mais agradável do mundo por conta da gema, mas o resultado é incrível: pele hidratada, intumescida e iluminada tipo filtro do instagram.

HIDRATANTE PARA PÉS RESSECADOS.

creme de abacate

  • 1/4 abacate sem o caroço
  • 4 colheres de sopa de iogurte natural
  • suco de 1/2 limão

Processe o abacate com o iogurte ate formar um creme. Passe nos pés e depois envolva com um plástico filme (como se fosse uma meia). Deixe agir de 20 a 30 minutos. Enxague. Pode repetir diariamente se o pé estiver muito ressecado e com rachaduras.

OBS: a sobra pode ser mantida na geladeira por ate 3 dias.

RELAXANTE CAPILAR E HIDRATANTE

amido_de_milho (2)

  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de mascara capilar (uso a Pantene liso extremo)

Misture os 3 ingredientes até obter uma pasta, lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos, seque com uma toalha mantendo um pouco de umidade. Passe da raiz às pontas com ajuda de um pincel e penteie no sentido do crescimento dos fios. Deixe secar naturalmente, por cerca de 30 minutos. Parecerá gesso! Não se desespere, enxague e já irá sentir o resultado. Pode repetir quinzenalmente ou semanalmente se o cabelo estiver muito danificado.

tratamento-beleza-mel-135327044

As propriedades químicas dos alimentos, vitaminas, minerais bem como a capacidade de absorção do nosso organismo faz deles não só componentes essenciais da nutrição mas grande aliados à beleza.

Espero que gostem das receitinhas, de passar e não de comer! Contem pra gente se testaram e o que acharam dos resultados no nosso instagram, facebook ou aqui nos comentários do site.

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

Deixe um comentário