Anos 1990: looks masculinos inspirados na última década do segundo milênio

0
3787

Há algumas temporadas, a década de 1990 tem sido uma das mais relevantes na hora de inspirar os estilistas de grandes grifes mundiais. As ruas também têm apontado cada vez mais interesse em reinventar looks clássicos da última década do segundo milênio com um ar menos nostálgico, porém, mais criativo.

A seguir trazemos algumas opções de como reviver a década de 1990 em looks masculinos adaptados aos dias atuais.

Grunge

estilo grunge 1990 2

O grunge foi um ritmo musical criado na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, por jovens influenciados pelo punk e pelos hippies. Os grande ícones do movimento foram bandas como Nirvana e Pearl Jam e as roupas que cantores como Kurt Cobain usavam tornaram-se tudo o que a moda queria copiar.

estilo grunge 1990

Para replicar a moda grunge nos dias de hoje, é preciso ter atenção no despojamento, nas sobreposições e na modelagem oversized. Aquela camisa de flanela xadrez amarrada na cintura pode deixar o look meio caricato, mas se o styling estiver um pouco mais moderno, como com calça skinny, é possível aproveitar o mood.

Dolce Gabbana Milan Menswear Fall Winter 2017 - January 2017
Dolce Gabbana Milan Menswear Fall Winter 2017

Total jeans

total jeans 1

Usar jeans de cima a baixo foi uma das tendências que passaram pelos anos 1990 e deixaram rastros até o início do século. Quando Britney Spears e Justin Timberlake apareceram em uma premiação da música usando looks total jeans coordenados, quase foi decretada a morte da combinação.

total jeans 2

Porém, looks completos em denim estão de volta remetendo ao fim do século XX. Para atualizar, a dica é combinar cores, lavagens e beneficiamentos diferentes, para o look não parecer tão forçado.

total jeans 3

 

Jardineira

jardineira 1

Já falamos dela aqui em nosso texto sobre o estilo vintage masculino. Não dá para pensar na moda da década de 1990 sem lembrar das jardineiras. Atualmente, o macacão tem aparecido em diversas modelagens e materiais. O mais comum e fácil de usar é o jeans, pois cai bem com tudo. No calor, a versão da jardineira em bermuda pode ser uma boa. Vale arriscar.

jardineira 2

 

Marcas aparentes

marcas aparentes 1

Os anos 1990 trazem de volta também a logo mania: aquela tendência em trazer carregadas no peito – ou nas costas – grandes marcas estampadas.

marcas aparentes 3

Quem não se lembra dos moletons e jaquetas jeans com um enorme Hard Rock Café bordado, deixando claro quem era quem no ensino médio?

marcas aparentes 2

A ideia é se inspirar nisso e buscar estampas que, se não apenas mostram grandes símbolos, pelo menos brinquem com as marcas, adicionando irreverência.

Paradoxo da moda

experimental 2

A moda da década de 1990, no geral, foi muito marcada pela mistura de influências. Foi um momento em que o mundo se abria para experimentações e os jovens queriam tudo de uma vez e agora.

O que se viu foram combinações paradoxais como oriental x ocidental, masculino x feminino, sintético x natural, exótico x belo, caro x barato, grife x camelô, em misturas casuais e descomprometidas.

Joao Pimenta SPFW - N42 Outubro / 2016 Ze Takahashi / FOTOSITE
Joao Pimenta SPFW – N42 Outubro / 2016
Ze Takahashi / FOTOSITE

Alguns exemplos atuais são o surgimento nas passarelas masculinas de looks esportivos com um toque asiático e o uso de peças masculinas como a jaqueta jeans com bordados naturais que remetem à atmosfera feminina.

A década de 1990 foi muito rica em termos de culturas e referências para a moda. Olhando para o passado, você pode se inspirar nos cybers, nos clubbers, nos ravers, no desconstrutivismo, no heroin chic e até nas propostas pós-apocalípticas que apareceram na época. É só fazer uma boa pesquisa e montar um look que seja a sua cara!

Deixe um comentário