Viva o São Luiz! Cineteatro comemora 60 anos com programação especial

0
4189
Que beleza é essa????
Que templo é esse? Que beleza é essa?

Ah, se o Cineteatro São Luiz falasse! Tantas histórias, tantos encontros, tantas emoções já passaram por aquele lugar. Quem não tem uma memória especial do São Luiz? Eu mesma tenho algumas inesquecíveis: a primeira vez que fui ao cinema, a fila quilométrica que enfrentei para entrar e assistir o tão esperado “Titanic”…

Pois esse verdadeiro templo da cidade comemora 60 anos neste mês de março com uma programação especial (com música, teatro, dança e circo). A festa começa nesta sexta-feira (2), às 19h, com a aula-espetáculo “Luiz, Câmera, Ação”, com o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme. No palco, seis décadas de história do São Luiz, suas memórias e aspectos históricos que permearam a vida social de Fortaleza.

Ainda nesta sexta-feira (2), o Cineteatro recebe o grupo musical espanhol aupaQUARTET. Eles apresentarão o show StepUp, trabalho que realiza com uma fusão particular de estilos, alimentados pelo desafio de ser ao mesmo tempo criadores e intérpretes. O quarteto de cordas vai interpretar, com identidade e criatividade, músicas de alguns dos artistas que influenciaram e inspiraram o grupo, como Michael Jackson, Sting, John Coltrane e James Brown. Vale muito a pena ir ao show deles, viu?! Sente uma prévia: 

No sábado (03/03), às 19h, Pingo de Fortaleza e mais de 20 convidadas apresentam “Solo Feminino”.  O show passeia pela história do cancioneiro feminino e contará com a participação de artistas como Ayla Maria, Téti, Mona Gadelha, Mel Mattos, Lorena Nunes, Lídia Maria, Nayra Costa, entre outras. A entrada é 1kg de alimento não perecível para o Instituto Cristo Rei.

Clássicos do Cinema

letreiro_saoluizUm dos destaques da programação comemorativa é a Mostra Especial “Clássicos São Luiz”. Durante todo o mês de março, serão 45 exibições de clássicos do cinema. Sente a emoção de algumas das obras escolhidas: Gilda”, “Cidadão Kane”, “…E o Vento Levou”, “Ghost – do Outro Lado da Vida”, “O Rei Leão”,  “Apocalypse Now”,  “Titanic”, “A Noviça Rebelde”, “Amadeus”, “Rocky, um Lutador”, “Edward Mãos de Tesoura”, “De Volta para o Futuro”, “Forrest Gump”, “Assim Caminha a Humanidade”, “Pinóquio”, “Sete Homens e um Destino”, “O Expresso da meia-noite”, “Mágico de Oz”, entre outros títulos.

Quem vai querer morar no cinema? 0/ 0/

Teatro, dança e circo

Nos dias 11 e 12 de março, às 18h, o Cineteatro recebe a peça teatral “Hamlet”, trabalho do diretor suíço Boris Nikitinm. O espetáculo se utiliza da obra shakespeariana como mote para uma reflexão sobre identidade, individualidade, ilusão e realidade. Em um misto de performance de documentário experimental e teatro-musical queer, o intérprete e eletro-músico Julian Meding assume o papel de um Hamlet contemporâneo que se rebela contra a realidade.

Criaturas de Papel / foto:Daniel Sorrentino
Criaturas de Papel / foto:Daniel Sorrentino

No dia 27 de março, às 9h e 14h30, será realizada a apresentação “Criaturas de papel”, do Grupo Bricoleiros – Teatro de Bonecos inaugurando a nova faixa de programação do equipamento: “Escola no Teatro”. Ainda no dia 27, às 12h30, o Palhaço Pimenta, acrobatas, malabaristas e monociclistas apresentam o encanto do circo em “Hoje tem espetáculo? Tem sim, Senhor!!!”.

A linguagem da dança também está presente na programação com o espetáculo “Mulata”, da Cia. Dita. O trabalho cheia de lindas delicadezas é protaganizado pela bailarina cearense Wilemara Barros, com uma trajetória de 44 anos de dança. Será também no dia 27 de março, às 18h, no Hall de entrada do Cineteatro (Foyer).

Espetáculo Mulata / foto Felipe Abud
Espetáculo Mulata / foto Felipe Abud

Aniversário
No dia oficial do aniversário, 26 de março, o Cineteatro São Luiz abre as portas durante todo o dia. O pianista Felipe Adjafre se apresentará, às 12h30, no Foyer. Já às 16h, será exibido o filme “Lumière! A Aventura Começa”, um documentário de Thierry Frémaux de 2016 que conta a jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière.

OSUECE / Foto: Gilseldo Castro
OSUECE / Foto: Gilseldo Castro

E, para encerrar a programação do dia 26, às 18h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresentam concerto com temas de “Clássicos do Cinema”. No repertório, temas consagrados como “Indiana Jones”, “E.T. – O Extraterrestre”, “A Missão” e a saga de “Guerra nas Estrelas”, incluindo os temas da Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader.

Mais sobre a história do Cineteatro São Luiz: 

  • Erguido no local onde funcionara o Cine Polytheama, o São Luiz teve suas obras iniciadas em 1938 com inauguração só 20 anos depois, em 1958;
  • É um dos mais luxuosos cinemas de rua do Brasil, com um hall de entrada em mármore, três lustres de cristal tcheco, escadarias, carpetes e pinturas imponentes;
  • Em 1991, o Cine São Luiz foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Governo do Estado do Ceará;
  • Em 2011, o prédio do Cine São Luiz foi adquirido pelo Governo do Estado, passando por restauração e modernização de seus equipamentos e sendo reaberto em 2015;
  • Desde a reabertura, o São Luiz alcançou a marca de 445 mil espectadores em todas as linguagens;
  • A média de público por sessão de cinema é de 231 espectadores – 11,5 vezes maior do que a média nacional, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

foyerEstá tudo imperdível, né?! Para não perder nada, a programação completa de março está disponível neste link.

E vida longa ao São Luiz!! 👏👏👏👏👏

Deixe um comentário