Exposição “Mulher Vírgula!” abre hoje, no Dragão do Mar

1
928
Aline Albuquerque
Aline Albuquerque

O Dragão do Mar preparou uma programação variada e importante para dar visibilidade à mulher durante o mês de março. O ciclo programático se chama Bárbaras: Mulheres do Ceará e ganha nesta quinta uma exposição necessária, somente com artistas femininas.

barbaras mulheres do ceara

Falo pela música alternativa, principalmente pela cena rock de Fortaleza: somos poucas. Ou melhor, somos muitas, mas não somos vistas. Em grandes festivais da cidade, contamos nos dedos a quantidade de mulheres no palco, e isso não quer dizer que tenhamos menos talento(s) que os homens.

Aspasia Mariana
Aspasia Mariana

Quando as mulheres de unem pra mostrar o que sabem, o resultado é incrível. E é por isso que estou tão feliz e ansiosa com a abertura de Mulher Vírgula, exposição curada por Cecília Bedê e que reúne 21 obras de 19 artistas visuais do estado. A partir das 18h, na Multigaleria, a vernissagem que é gratuita e aberta ao público vai contar ainda com discotecagem de Mariana Castilho.

O que tem na exposição?

Marissa Noana
Marissa Noana

Instalações, lambes, fotografias, vídeo, pintura e intervenção. A mostra convida o público a uma reflexão sobre questões que ultrapassam a temática do feminino.

Fernanda Meireles
Fernanda Meireles

As artistas Aline Albuquerque (SP), Julia Debasse (RJ), Simone Barreto, Ingra Rabelo, Flávia Memória, Lia de Paula, Marina de Botas (SP), Clara Capelo, Virgínia Pinho, Aspásia Mariana, Beatriz Gurgel, Dhiovana Barroso, Elisa de Azevedo, Emi Teixeira, Fernanda Meireles, Marissa Noana, Maria Micinete, Renata Cidrack e Sheryda Lopes abordam questões cotidianas das mais diversas, com leituras muito próprias sobre arte, trabalho, política, maternidade, rua, corpo e cultura.

Beatriz Gurgel
Beatriz Gurgel

Veio no release e achei incrível:

Segundo Bedê, “ser mulher” é estar num permanente embate entre o que se é e a expectativa alheia, lutar contra definições que aprisionam.

“Somos tantas, estamos na vírgula, nas reticências, nas linhas e entrelinhas, além e muito mais”, afirma a curadora.

Dhiovana Barroso
Dhiovana Barroso

Assim, são plurais também as artistas que compõem a coletiva. Para Cecília, cada uma delas traz uma leitura muito própria, mas sempre muito crítica do cotidiano. “Já acompanho o trabalho de cada uma dessas artistas e me impressiona sempre a potência de seus trabalhos”, afirma.

o que restava
Clara Capelo

A exposição segue em cartaz até 08 de abril.

Serviço: “Bárbaras: Mulheres do Ceará” – Abertura da exposição “Mulher Vírgula!”
Dia 15 de março, às 18h, na Multigaleria do Dragão do Mar.
Acesso gratuito.
Em cartaz de 16 de março a 08 de abril, de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até 20h30).
A programação completa pode ser conferida no site www.dragaodomar.org.br.

1 comentário

Deixe um comentário