Domingo de aprendizado e doces no La Mandolina

0
1894
Quindins preparados na aula
Quindins preparados na aula

Domingo é dia de dormir até tarde, almoçar às 14h em algum restaurante ou uma comida especial, que só tem aquele dia. Ou é dia de ir à praia, tomar água de coco, dar uns mergulhos nos verdes mares? Pra muita gente pode ser isso, e pra mim muitas vezes é uma dessas opções, mas no último foi diferente. Acordei cedo e fui a uma aula de culinária no espaço La Mandolina Cozinha Experimental.

Pão de mel com recheio de doce de leite
Pão de mel com recheio de doce de leite

A aula era de confeitaria, e o tema do dia, Doces Brasileiros, com o chef e professor Odnilzo Lobato, carinhosamente conhecido como Deni. Super didático e com um sotaque do norte do Brasil – que eu acho muito fofo – daqueles bem chiados e bem explicadinhos.

Bem-casado
Bem-casado

Estudantes aplicadíssimos, alguns que até já trabalham vendendo seus doces, eram meus colegas de turma, que também contribuíram para a leveza e animação da programação diferente do meu domingo.

Rocambole de coco
Rocambole de coco

A aula teve duração de cinco horas, mas todos os aspectos citados acima fizeram o tempo passar rápido, fora as pequenas provas que dei durante os preparos. Importante falar aqui da forma de aprendizado, em que os alunos participam de todas as etapas do preparo, mas não é cada um por si, todos fazem um pouco de cada coisa. Dessa forma aprendemos não somente a fazer as comidas, mas a dividir o ambiente e as tarefas, algo essencial para trabalhar em cozinha.

Cocada de corte, crocante por fora e cremosa por dentro
Cocada de corte, crocante por fora e cremosa por dentro

As delícias preparadas – que tentei provar em todas as etapas – foram rocambole de chocolate com coco, quindim de maracujá, bem-casado, pão de mel e cocada. Sim, eu também achei que esses doces não têm lá exatamente muito de brasileiros, mas como fomos colonizados por muitos países, alguns costumes e doces vieram para cá e ficaram como nossos. Pra mim a cocada é o mais brasileiro, mas a mistura de ingredientes com o coco e o maracujá, que são mais tropicais, fazem eles ficarem mais abrasileirados.

Marmita que levei pra casa com o apurado do dia
Marmita que levei pra casa com as produções do dia

Preciso dizer que valeu a pena acordar cedo no domingo e trabalhar o dia todo, para estar com pessoas tão legais e aprender a fazer tanta coisa gostosa! No final do dia ainda levei uma marmita pra casa com um pouquinho de cada preparação que fizemos no dia.

La Mandolina é um espaço multiuso, onde são realizados cursos, oficinas e workshops voltados para a gastronomia, além de funcionar também como estúdio de gravação, por ter um ambiente bem decorado, com câmera superior – ideal para filmar preparos – e iluminação adequadas. Oferece periodicamente cursos de Confeitaria em Módulos profissionalizante, Cozinha Sem Segredos e Supremacia em Grãos, que reúne conhecimentos sobre café, cerveja e panificação artesanal.

Deixe um comentário