Maloca Dragão 2018: o que você não pode perder

1
1221

penteadeiraamarela_maloca

Ontem começou oficialmente a 5ª edição do maior festival multicultural de Fortaleza – segundo o instituto de pesquisa euzinha –, o Maloca Dragão. Anualmente aquele momento em que celebramos o aniversário do Centro Dragão do Mar, com atrações de diversas linguagens e de vários lugares do Brasil e do nosso Ceará. Então segue comigo, que vou falar um pouco dessas atrações, que se dividem de hoje até domingo (29/04) pelo Dragão e mais 20 pontos da Praia de Iracema e do centro da cidade.

O tema deste ano é “As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68”, em alusão aos protestos e discussões abertas na época, além das produções musicais, que até hoje ilustram nossas vivências. Com programação totalmente gratuita, a Maloca traz mais de 150 apresentações, dentre elas 90% cearenses.

O programa completo você pode conferir no site www.malocadragao.org.br, mas por aqui destaco algumas das atrações:

Maloca Futuro e Conexões Maloca

Artistas cearenses se apresentam para curadores no Conexões Maloca
Artistas cearenses se apresentam para curadores no Conexões Maloca

Uma novidade desse ano para o festival é o Maloca Futuro, feira em que a Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar (IDM) apresentará e fará inscrições para suas possibilidades de formação gratuita em artes, gastronomia e esportes. Acontece de 27 a 29/04 na quadra poliesportiva da Praça Almirante Saldanha, das 17h às 23h.

O Conexões Maloca dessa vez traz mais de 40 convidados para conhecer as diversas linguagens do festival, com players do mercado da música, programadores de festivais, curadores de centros culturais, jornalistas especializados e programadores da França, Suíça, Portugal e Chile. O objetivo é promover o encontro dessas pessoas com a arte cearense, para que ela possa circular por outros lugares. Vão rolar também mesas de discussão abertas ao público, como “Comunicação e promoção da música na Europa”, com Isadora Dartial (Radio Nova – França), Sebastien Doviane (TSFJazz – França), Luis Viegas (Ao Sul do Mundo – Portugal) e Patrick David (Two Gentlemen – Suíça), que será no domingo, às 15h, no Auditório do Centro Dragão do Mar.

Artes visuais

"La Femme Bateau" será uma das atrações da exposição "Sérvulo Esmeraldo, o Artista Homenageado"
“La Femme Bateau” será uma das atrações da exposição “Sérvulo Esmeraldo, o Artista Homenageado”

Em 2018 um dos homenageados da Maloca Dragão é Sérvulo Esmeraldo (1926-2017), com a exposição “Sérvulo Esmeraldo, o Artista Homenageado”, prévia de uma exposição maior, que será aberta em maio. A curadoria é de Dodora Guimarães, e a instalação conta com vídeos, fotos, livros e catálogos sobre o artista, além da obra “La Femme Bateau”, recentemente resgatada da Praia de Iracema. A abertura será dia 26/04, às 19h no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e poderá ser visitada até o dia 06 de maio, de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

“No Coração de Maio de 68” é a exposição que abre também dia 26 na Multigaleria. Uma mostra com 43 fotos inéditas do fotógrafo francês Philippe Gras e a série de dois documentários inéditos “Mai 68, um étrange printemps” (Maio de 68, uma primavera estranaha), dirigida por Dominique Beaux. Com visitações abertas também até 06 de maio, de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Maloca Cinema

O filme "66 kinos" (66 cinemas) foi o primeiro a ser exibido no Maloca Cinema deste ano, no Cineteatro São Luiz
O filme “66 kinos” (66 cinemas) foi o primeiro a ser exibido no Maloca Cinema deste ano, no Cineteatro São Luiz

A Maloca abriu sua programação com a exibição do filme “66 cinemas”, no Cineteatro São Luiz. Nos próximos dias as exibições serão no Cinema do Dragão e serão divididos em três pequenas mostras: “No Coração de Maio de 68”, “Maloca Dragão apresenta – filmes inéditos ou pré-estreias – e “Hub Chileno”. Filmes como “Le fond de l’air est rouge” (O fundo do mar é vermelho), de Chris Marker; “ABC da Greve”, de Leon Hirszman; e “Valparaíso mi amor”, de Algo Francia serão exibidos nas mostras de cinema.

Ocupa Perifa, Maloca de Rua e Arte urbana

Saraus farão parte da programação Ocupa Perifa
Saraus farão parte da programação Ocupa Perifa e Maloca de Rua

Ocupando a Oca Maloca, o Pavilhão Atlântico do Poço da Draga e o Largo dos Tremembés, vários coletivos de arte da periferia trazem música, dança, performance e saraus, contra o extermínio da juventude periférica e mostrando que tem muita cultura na periferia! Vai rolar Fortal La Máfia, workshop de passinho do reggae, performance do Coletivo Polarizar e muito mais.

A arte de rua não podia ficar de fora, e será celebrada nos quatro cantos do festival, com campeonatos de skate, danças urbanas, batalha de rimas e outras apresentações.

Maíra Ortins apresenta "Sobrevivência dos vaga-lumes, mural e intervenção"
Maíra Ortins apresenta “Sobrevivência dos vaga-lumes, mural e intervenção”

Além da arte de rua, as Artes Urbanas, como grafites, lambes, instalações e performances, também fazem parte da programação. Os arredores do centro cultural já estão cheios de novas artes e outras mais serão realizadas nos próximos dias, como “Sobrevivência dos vaga-lumes, mural e intervenção”, grafite e instalação de Maíra Ortins e a performance de Edivaldo Ferrer, “Batendo boca, batendo beira, pagando brabo”.

Teatro, Dança, Circo, Literatura, Cultura popular e de rua

Espetáculo "Embaraçzada" é um dos que compõe a linguagem de circo no Maloca 2018
Espetáculo “Embaraçzada” é um dos que compõe a linguagem de circo no Maloca 2018

Essa é uma das partes mais extensas da Maloca e terá apresentações no Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Teatro da Boca Rica, Teatro das Marias, Oca Maloca, Porto Dragão, Teatro da Praia, Pavilhão Atlântico e rua!

Na linguagem teatro, um dos destaques é a peça "Aquelas - uma dieta para caber no mundo" de Manada Teatro
Na linguagem teatro, um dos destaques é a peça “Aquelas – uma dieta para caber no mundo” de Manada Teatro

Aqui vão alguns destaques: “Corpos Embarcados”, do Coletivo Barlavento, espetáculo que transita por várias danças e brincadeiras da cultura popular, se apresenta dia 27 às 19h no Teatro das Marias; “Aquelas – uma dieta para caber no mundo” do grupo Manada Teatro, que se apresenta às 22 do dia 27, no Teatro Dragão do Mar; e o espetáculo “Embaraçzada”, com Tatiana Valente e Gabriela Jardim, no dia 28, às 18h, no Teatro das Marias.

Música

Letícia Novaes/Letrux se apresenta na Praça Verde no último dia de festival
Letícia Novaes/Letrux se apresenta na Praça Verde no último dia de festival

Nesse quesito é impossível deixar de citar nomes como Gilberto Gil, Letrux, Rincón Sapiência e Richie Ramone, que se apresentam nos dias 26 (Gil) e 29 (todos os outros), nos palcos Draga Dragão, Praça Verde, Draga Dragão e José Avelino, respectivamente.

Citados esses grandes nomes, precisamos dar ênfase ao que é nosso, e seguem alguns destaques nesse sentido: Intuición, que acabou de lançar clipe novo e é muito recomendada pela Alinne, se apresenta no dia 27 às 19h50 no palco Rogaciano Leite Filho; Lascaux, igualmente recomendada pela nossa curadora de bandas locais Alinne, entra também dia 27, às 20h40 no palco José Avelino; tem Lagosta Bronzeada (porque é um festival eclético) no dia 28 às 21h30 no Draga Dragão; Vacilant, no dia 29 às 18h no Anfiteatro; Procurando Kalu, dia 28 às 21h15 na Praça Verde e muito mais!

Feiras

Concomitante com todas as atrações, temos ainda a Maloca de comer, nos dias 26 (19 – 23h) e 27 a 29/04 (17 – 23h), na Praça de Alimentação no Palco Draga Dragão; Fuxico no Dragão, de 27 a 29/04 (17 – 23h) na Arena Dragão do Mar; e a Feira índice, de 27 a 29/04 (17 – 20h) também na Arena Dragão do Mar.

E aí, quem já fez sua tabelinha no excel com tudo o que quer conferir no Maloca Dragão 2018, mas sabe que na hora tudo muda e o importante é aproveitar?

*A programação é teoricamente toda gratuita, mas algumas festas que estão na programação como “afters”, que acontecem após os shows, são pagas. Importante se atentar a isso.

1 comentário

Deixe um comentário