11 MULHERES maravilhosas para seguir no YouTube

1
1991

O Youtube foi por muito tempo uma ferramenta que eu só usava para acessar conteúdo de música, vídeos memes e tutoriais. Até que um dia apareceu JoutJout na minha timeline do Facebook, em um de seus primeiros vídeos, onde ela falava sobre ser adulto e me identifiquei demais. (Mais tarde descobri que nossas semelhanças não paravam por aí, além do nome, a mesma idade, a mesma profissão e as mesmas dúvidas dessa profissão).

youtubers feministas

A partir daí as maravilhas do Youtube realmente se mostraram pra mim, e eu pude finalmente ter acesso a tantas pessoas maravilhosas que produzem conteúdos incríveis e me ensinaram tanto desde então. E é por isso que hoje trago pra você uma lista de 10 mulheres maravilhosas para acompanhar no Youtube, bora lá?

Júlia Tolezano – JoutJout Prazer

Esse foi o primeiro vídeo dela que vi e amei de cara!

Essa mocinha que foi quem me ~iniciou nos bons conteúdos neste tubo. Hoje assisto bem menos os vídeos dela, mas devo admitir que muitos deles foram superimportantes para acelerar vários processos de desconstrução dessa cabecinha. Tenho bastante identificação com os ideiais de Júlia Tolezano, que fala sobre diversos assuntos muito pertinentes, liberdade da mulher, coletor menstrual, HIV, feminismo são alguns dos tópicos que aborda em seus vídeos.

Nátaly Neri – Afros e Afins

Vídeo de dois anos atrás, mas que tem uma amostra do quantidade de conteúdo que Nátaly traz em seus vídeos.

Nátaly apareceu a primeira vez para mim como vídeo sugerido enquanto assistia algo da JoutJout. Era um tutorial de como fazer seus próprios dreads de lã e confesso que primeiro me venceu pela insistência, porque aparecia seeempre. Porém depois que assisti, me apaixonei de cara. Mesmo nesse vídeo que parece “fútil”, falando sobre cabelo, já tinha tanto conteúdo massa e que me ajudou a desconstruir tanto, que foi impossível não acompanhar mais seus posts. Apesar da pouca idade, Nátaly tem muito conhecimento de vários aspectos da nossa sociedade, fora suas vivências e foi ela que me inspirou a realmente adotar os brechós como fonte primária de compras. Racismo, empoderamento negro e feminino, feminismo, consumo consciente, brechós, cabelos e maquiagem, relacionamentos são tópicos abordados por Nátaly em seus vídeos.

Alexandra Gurgel – Alexandrismos

Escolhi compartilhar esse vídeo com vocês, porque foi um dos que mais me emocionou ultimamente, e esse assunto é bem necessário.

Foi também nos relacionados de JoutJout que conheci Alexandra Gurgel, há dois anos. Porém na época, apesar de já curtir de primeira a quebra de tabu sobre a mulher gorda, não me identifiquei tanto com seu conteúdo, quanto me identifico hoje. Alexandra traz problematizações extremamente necessárias, de forma bem didática. Fora que é maravilhosa de linda e bem engraçada no Instagram também. Gordofobia, empoderamento, relacionamento e muito mais tem no Alexandrismos.

Luiza Junqueira – Tá Querida

Luiza iniciou o movimento #TourPeloMeuCorpo que inspirou youtubers de todo o país a fazerem também

Luiza foi mais uma que apareceu como sugestão e olha que sugestãozona. Desde o começo amei seu cabelo colorido e seu jeito fofinho de falar, mas quando comecei a ver seus conteúdos – extremamente diversos, de Tour pelo meu corpo a Tour pela minha geladeira – foi impossível parar. Luiz é outra mina feminista, que desconstrói um monte de coisa, depilação, uso de sutiã, empoderamento, autoestima, maquiagem, comida, podem ser vistos no seu canal.

Joyce Gervaes – Joyce Show

Esse vídeo sobre autoestima é indispensável!

Essa moça show me apareceu durante um colab com a Nátaly, onde falava sobre autoestima. Joyce é muito fofa e muito real, compartilha medos com seus seguidores, histórias engraçadas com lições no final, formas de aceitação e também informação jornalística.

Ana Paula Xongani

Tente não se emocionar com esse vídeo!

A conheci na mesma situação que Joyce e depois de conhecer seu canal e seu conteúdo, me apaixonei mais uma vez. Ana Paula pesquisa moda, então também traz muitos conteúdos embasados nesse assunto, como é o caso do seu vídeo sobre não usar calcinhas e sutiãs. Ela é muito maravilhosa, gente, sério! Empoderamento, moda, desconstrução de estereótipos, de tabus e termos, experiências de vida são tópicos abordados por Xongani.

Maíra Medeiros – Nunca te pedi nada

É de extrema importância questionar não só o que estamos vendo, como o que estamos produzindo na internet. Esse vídeo é sobre isso!

Maíra tem os cabelos coloridos e os olhos grandes, igual a mim, ou seja: impossível não chamar minha atenção – ou a de qualquer pessoa. E além disso, seu conteúdo também não deixa que ela passe despercebida. Outra que transita em vários tipos de vídeos, mas o que não falta são ensinamentos, desconstruções e muita cor. Transformações, moda, desconstrução, empoderamento, diversão e diversidade é o que encontramos no canal da Maíra.

Amanda Borges – Mandy Candy

Amanda fala sobre transsexualidade com a tranquilidade que o assunto requer!

Amanda é uma mulher trans, que fala sobre isso sem nenhum tabu e com muita tranquilidade. Aprendi tanta coisa com essa mulher, que nem sei. Ela também produz conteúdos sobre games, maquiagem, casa, comida etc. Ou seja: mais um canal muito completo pra vocês!

Gabi Oliveira – Papo DePretas

Gabi pegou o embalo do tour pelo corpo e fez um lindo tour pelo seu rosto

Conheci Gabi a partir do canal Muro Pequeno – que também é mara, só não tá aqui porque hoje é só das meninas – e ela é tão fofa, tão fofa, que não deu pra não checar o canal dela. Olha como é linda essa menina! Gabi traz conteúdos “fúteis” e conteúdos cheios de ensinamentos, de maquiagem a empoderamento feminino e negro, vlogs de compras a auto estima e auto conhecimento. De tudo um pouco tem no canal da Gabi.

Helen Ramos – Hel Mother

Hel falando maravilhosamente sobre culpa cristã e como lidar com a família é muito amor

Helen é uma mãe solo – mãe que cria o filho sozinha, antigamente conhecida como “mãe solteira” – que resolveu compartilhar suas experiências e aprendizados no Youtube. Sempre com muito bom humor e paciência, Helen aborda vários aspectos da maternidade, trazendo exemplos práticos de sua vida e de outras pessoas. Agora ela também tem um programa na GNT, que já falamos aqui, mas não deixa de conferir o canal dela, que tem muita coisa massa por lá também!

Louie Ponto

Confesso que esse é um dos únicos vídeos da Louie que eu conheço, mas já acho ele super necessário, aquela coisa de refletir sobre o que vemos e postamos. As outras meninas do Penteadeira indicam fortemente o canal dela, então acho que vale a pena, né?! Pressão estética, empoderamento LGBTTQA, militância, música, games e audiovisual são alguns dos pontos que Louie aborda em seus vídeos.

A ordem dessa lista não quer dizer nada, ok?! Todas são maravilhosas do seu jeitinho. E você, quem segue no Youtube?

1 comentário

Deixe um comentário