#DFB2018: muito, mas muuuuito além da moda!

1
995

Foto_Divulgação_ Davi Magalhães(2)

Ontem foi dia de lançamento oficial do DFB Festival. O evento made in Ceará mais conhecido do circuito traz para edição 2018, que será realizada de 9 a 12 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, uma programação tão vasta que vai muito além da moda! E foi por isso que tivemos um insight de falar sobre o #DFB2018 com foco em pessoas: para pessoas, feito por pessoas! E é assim que vocês vão acompanhar a nossa cobertura do evento!

Claudio Silveira, idealizador do Dragão Fashion Brasil
Claudio Silveira, idealizador do Dragão Fashion Brasil

A proposta dessa edição é levar um olhar 360° da realidade, explorando os sentidos e as direções. “Em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação,” diz Cláudio Silveira, idealizador do evento.

Assim, Economia Circular e Economia Criativa norteiam o evento, que quer levar ao público diversas formas de produção criativa, com cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação. Simbora para a programação de cada expressão cultural?

Shows gratuitos

Cantora Iza fará show dia 9 de maio no DFB
Cantora Iza fará show dia 9 de maio no DFB

Serão três palcos e só o principal, Ceará Sobe o Som, receberá 8 shows e 4 sets de DJs convidados nos 4 dias. Destaques: a carioca Iza (dia 9 de maio), As Bahias e a Cozinha Mineira, CIC e a paulista Karol Conka, que encerra o DFB com uma festa temática: “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Os outros palcos também terão performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos e concertos em versão pocket, no Palco moda. O Palco Atlântico Sul terá apresentações diárias da Banda Duetos.

Moda

Fotos_Divulgação

Serão 38 desfiles de moda distribuídos em três salas, com um line-up formado por nomes autorais, grandes players nacionais e criadores emergentes. Uma das maiores novidades é o DFBeach Club, uma nova sala de desfiles, localizada no pavimento superior do Terminal Marítimo, com vista panorâmica para o mar e line-up exclusivo em beachwear. Os desfiles têm início no fim da tarde, ao pôr-do-sol, a partir das 17h30min. Por lá passarão as estreantes Flee! e Hand Lace, além da praia deluxe da Bikiny Society.

Talentos autorais também ganharão as passarelas, como a paulistana minimalista D-Aura; o projeto cearense Elo.Collab, (da K, Padma e Elemento Fio, que a gente já falou foi muito por aqui – e vai ter sorteio de ingressos pro desfile delas no nosso insta); a cosmopolita Tanden e as apostas Jonhson Cavalcante, Bruno Olly, Ivanovick, Fábio Caracas e Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017).

Confira as datas e horários dos desfiles:

09 Maio • Quarta
17h – Flee!
19h – Saldanha
19h30 – Wagner Kallieno
20h – João Paulo Guedes
20h30 – Almerinda Maria
21h – Lindebergue

10 Maio • Quinta
17h – Hand Lace
18h30 – D’Aura
André Sampaio
19h – Elo.Collab
Fábio Caracas
19h30 – Gisela Franck
20h – Rendá
20h30 – Weider Silveiro
21h – Iury Costa

11 Maio • Sexta
18h30 – Concurso dos Novos (Fac. Ateneu / Fac. Sta. Marcelina / IFRN / SENAC/SE)
19h – Ivanovick
Herculano Marques
19h30 – Rebeca Sampaio
20h – Kallil Nepomuceno
20h30 – Jeferson Ribeiro
21h – Ivanildo Nunes

12 Maio • Sábado
17h – Bikiny Society
18h30 – Concurso dos Novos (UFC / UFPI / Univ. Estácio de Sá / Univ. Est. Santa Catarina)
19h – Johnson Cavalcante
Bruno Olly
19h30 – Ronaldo Silvestre
20h – Tanden
20h30 – David Lee
21h – Riachuelo

Palestras – Dragão pensando Moda

Juliana Jabour é uma das palestrantes convidadas do
Juliana Jabour é uma das palestrantes convidadas do Dragão Pensando Moda

Em parceria com o Senac/Ce, Dragão Pensando Moda (DPM) traz encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação. Confira a programação:

09/05 – 13h30
Palestras dos estilistas Juliana Jabour (convidada Lunelli) e João Pimenta, bem como do consultor Eduardo Motta, sobre cenários, cultura e comportamento. Em seguida, haverá Conversa Criativa com os estilistas e a jornalista e consultora Patrícia Pontalti.

10/05 – 14 horas
Universo masculino: Conversa Criativa com o carioca Mario Queiroz, estilista e realizador do seminário Homem Brasileiro e convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa. O consultor Eduardo Motta falará, ainda, sobre a participação brasileira no Projeto IFS (International Fashion Showcase) e a parceria entre Senac e British Fashion Council.

11/05
Sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, com palestras de Danielle Ferraz (Moda sob Medida) e Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE). Concluindo o dia, Conversa Criativa sobre Sustentabilidade e Cooperação, com Itiana Pasetti (Revoada – RS) e Gabriela Mazepa (Reroupa – SP).

12/05 – a partir das 14h30
Beleza e Moda, com participação de Neusa Neves, professora de maquiagem e styling do London College of Fashion, seguida por palestra da jornalista e consultora de moda Patrícia Pontalti, abordando o fenômeno dos perennials e estilo pessoal em todas as idades.

Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do Senac/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018

Projeto Senac Lab

Gabriela dará oficina de
Gabriela Mazepa cordena oficina de moda com princípios de upcycling

Serão duas Oficinas Criativas, abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

Durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paineis inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo. As oficinas contarão também com participações especiais de Juliana Jabour, João Pimenta e todos os demais participantes das Conversas Criativas.

Concurso dos Novos

A tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil traz, esse ano, o tema “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda” para o desenvolvimento de coleções-cápsula.

Larissa Viegas

1 comentário

Deixe um comentário