Jardim renovado: onde comprar plantas e acessórios descolados em Fortaleza

1
2633

jardins-fortaleza-penteadeira-amarela

Cultivar plantas e ter um jardim honesto em casa nunca foi tão fácil. Cactos, suculentas, espadas de São Jorge e terrários são lindos e fazem sucesso com quem não tem o dedo verde. Nunca esteve tão em alta ter plantas em casa – graças à popularização do estilo escandinavo no Pinterest –, e uma nova geração de marcas está surgindo para atender essa demanda.

estilo-escandinavo-plantas
Fotos: Pinterest

São ateliês de plantas que também sediam oficinas e feiras, são designers que criam acessórios de macramê para encaixar vasinhos e até os próprios vasos e cachepôs também estão sendo repaginados em materiais como cimento e couro para deixar o ambiente com muito mais estilo.

Aqui apresentamos 12 nomes que se destacam nesse mercado, com propostas bem definidas e muito interessantes.

Seu Flor Jardinagem Urbana

jardim-seu-flor-penteadeira-amarela

No @jardimdoseuflor, a jardinagem é urbana e moderna. O Instagram tem fotos lindas, e os stories trazem sempre muita informação sobre as plantas e seu cultivo. Seu Flor tem mudas, terrários abertos e fechados, kokedamas, faz paisagismo em pequenos espaços e vai além: oferece oficinas e sedia feiras que reúnem artes botânicas, comida vegetariana, acessórios em cerâmica e macramê para jardim e brechó.

Neste sábado, 12, o ateliê do Seu Flor abre as portas para o Bazar do Jardim, um desses eventos. Vale a pena conferir!

Red Bloco

red-bloco-penteadeira-amarela

A @redbloco faz objetos de concreto a mão, com destaque para os vasinhos vendidos já com plantas. Com faixas coloridas, formas geométricas ou pintados com carinhas de emoji, são uma fofura pra dar vida a estantes e mesas de escritório.

Terrários Fortaleza

terrarios-fortaleza-penteadeira-amarela

Como o próprio nome já diz, é especializada em terrários, que podem ser abertos, necessitando de baixa manutenção (ou seja, pouca água), ou fechados, que são um miniecossistema totalmente sustentável e que não precisa ser regado nunca. Normalmente os terrários são montados em vidro, com várias camadas de areia, pedras e musgo, o que dá um efeito lindo na decoração.

Treliças Flores

trelicas-flores-penteadeira-amarela

Arranjos maravilhosos e criativos, buquês personalizados e paisagismo. A Treliças também faz terrários muito delicados e tem um dos perfis de Instagram mais lindos do mundo!

Concrete Love Design

concrete-love-design-penteadeira-amarela

Vasinhos de concreto contemporâneos e elegantes, já com plantinhas. A @concretelovedesign trabalha preto e branco, metalizado e vai trazendo novidades a cada coleção.

Florescer

florescermos-penteadeira-amarela

Na Florescer você vai encontrar terrários, cactos, suculentas e plantas lindas e cultivadas de maneira especial – como cactos em latas de cerveja especial e espadas de São Jorge hidropônicas (cresce sem terra, somente na água).

Da Nossa Varanda

da-nossa-varanda-penteadeira-amarela

A Da Nossa Varanda tem terrários (com minipessoinhas dentro!), trabalha paisagismo em varandas e faz duas coisas diferentes e muito legais: terrário que é bijuteria e lembrancinhas vivas, com plantinhas para presentear em eventos. É tudo feito por encomenda, e o preço varia de acordo com o tipo de vidro, os detalhes e a quantidade.

Acessórios: para dar um up nas plantas que você já tem

Estúdio Faia

estudio-faia-penteadeira-amarela

A designer de moda Fabi Mauricio trocou a criação de sapatos pelas mil e uma possibilidades do macramê. Começou com os hangers (penduradores de plantas) de todos os tamanhos, para teto ou parede, com tramas mais simples ou mais trabalhadas, mas o Estúdio Faia também tem cortinas e wallhangers (esse painel lindo que está atrás dela ali na foto).

Oficina Bloco

oficina-bloco-penteadeira-amarela

A Oficina Bloco define suas criações como pequenos objetos de concreto com estética primitiva e brutalista. Além dos vasinhos com cactos, a marca também trabalha só com vasos, mesinhas e até luminárias.

Sênika

senika-penteadeira-amarela

Érica Martins (arquiteta) e Rafaela Leite (publicitária e estudante de arquitetura) decoram casamentos e criaram a Sênika, com produtos de design descolado para casa. Os suportes para plantas têm modelos superdiferentes e coloridos.

Um Nós Dois

um-nos-dois-penteadeira-amarela

Hangers de macramê e de couro, tudo feito a mão.

Estúdio Oficina

estudio-oficina-penteadeira-amarela

Estúdio Oficina é um escritório de arquitetura e design dirigido por Dora Coelho. Cada peça é pensada pela designer e executada em parceria com artesãos e produtores locais. Os cachepôs da linha Dobradura (os da foto) são feitos em couro, com corte a laser e acabamento e encaixe manuais.

Bônus: Jardim de Ofícios

jardim de oficios

A feira Jardim de Ofícios acontece periodicamente em Fortaleza e reúne arquitetos e designers e suas criações. Oficina Bloco, Estúdio Oficina e Sênika fazem parte das marcas fixas do evento, que sempre tem expositores convidados e vão além do jardim e da casa, contando até mesmo com as joias de Nathália Canamary. Vale a pena acompanhar o Instagram pra ver quando vão ser as próximas edições.

1 comentário

  1. Achei a matéria bem pertinente ao momento em que a natureza está em voga.
    Senti falta do jardim dos sonhos que foi o pioneiro na confecção de terrários e mini jardins, inspirando muitos que hoje aparecem nesta matéria.
    Sinto mais falta ainda porque o jardim dos sonhos tem presença certa nos principais meios de comunicação sendo tv e jornal impresso.
    Este pioneirismo levou o jardim dos sonhos a sua primeira loja no shopping Eusébio e em breve muitas novidades.
    Esta história começou no porta mala de um carro sendo um bom exemplo de visão de mercado e empreendedorismo.
    @jardim_dos_sonhos

Deixe um comentário