Lo-Fi, música de qualidade para estudar

4
5437

32105697_2123238047959554_8607051935050104832_n

Fazendo o TCC, eu vi que precisava procurar meios pra conseguir me concentrar melhor. Silêncio eu não tinha, porque moro num lugar barulhento, e as músicas que eu escutava normalmente me deixavam distraída. Procurei algo tipo “música para estudar” e fui navegando por algumas playlists até achar “lo-fi hiphop study beats chillhop jazzhop” e minha vida mudou. (O desenho fofinho da capa do post é da Mari-N)

Essas playlists são de músicas instrumentais com uma batida bem calma e que me levaram a um estado de concentração muito bom. A maior parte das músicas não tem letra, algumas falam coisas tipo “but it’s so beautiful” e só.

Mas o que é esse lo-fi? Bom, o termo vem do fato de pessoas gravarem suas músicas em casa e com baixa qualidade. Na década de 1980 o DJ americano William Berger dedicava parte de seu programa a mostrar essas músicas. Lo-fi vem de “low fidelity”.

Todas as playlists desse post são do canal Dreamy, que posta constantemente novos mixes ótimos e com imagens lindas. Ele disponibiliza o nome das músicas que utiliza em sua montagem, assim, você pode conhecer melhor os artistas.

Descobri, também, que no Spotify já existem playlists semelhantes e você pode ouvir aqui:

Depois de ouvir e pesquisar, vi que essas playlists estão virando uma febre na internet e agora eu só trabalho/estudo ouvindo elas.

4 comentários

  1. Olá,
    Como o termo Lo-Fi indica mais um modo compor e gravar música do que um estilo musical, ele engloba também coisas mais “pesadas”, como muito do indie rock feito atualmente. Valeu pela indicação do canal Dreamy. Ouça também “Whole Numbers Play The Basics”, álbum do Casino Versus Japan (nome artístico do compositor de música eletrônica Erik Kowalski).
    Cheers

Deixe um comentário