Pint of Science – Converse com um cientista tomando cerveja!

0
603

Em tempos onde a informação é a maior arma que uma pessoa pode ter, que tal se juntar a muitas pessoas incríveis para conversar sobre ciência?

O Pint of Science, vem a Fortaleza entre os dias 20 e 22 de maio! Não sabe o que é? Pois olha que massa: é um festival internacional em que cientistas vão a bares conversar com o público sobre temas nas áreas de astronomia, saúde, biodiversidade, ciência dos alimentos, engenharia de transportes e direito! Aqui na cidade acontecerá nos bares Cantinho do Frango(20/5), Brava Bar (21/5) e Boozer’s Pub (22/5).

Olha só a programação:

  • 20 de maio no Cantinho do Frango (Cantinho do Frango Rua Torres Câmara 71 – Aldeota) –

Como cidades inteligentes desafiam sua infraestrutura de transportes

Cientista Verônica Castelo Branco: Professora do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC desde 2009 e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran) da mesma instituição. Desde 2008 se dedica ao estudo da Infraestrutura de Transportes e mais recentemente a Educação em Engenharia.

Conservação de Recursos Genéticos 

Cientista Ana Cecilia Ribeiro de Castro: Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical com atuação em projetos na área de Recursos Genéticos Vegetais e Curadoria dos Bancos de Germoplasma de Flores Tropicais e do Cajueiro. Possui doutorado e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE e graduação em Ciências Biológicas na Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP e UFRPE.

  • 21 de maio no Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar (R. Prof. Wilson Aguiar, 78 – Edson Queiroz)

Construção de Consensos: uma nova visão sobre como solucionar conflitos complexos

Cientista Alessander Wilckson Cabral Sales: Professor da graduação e pós-graduação de Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Procurador da República do Ministério Público Federal. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Direito Público pela Universidade de Fortaleza. Conselheiro titular, representando o Ministério Público Federal, do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará-COEMA.

A ciência por trás dos cardápios

Cientista Vitor Hugo de Oliveira: Engenheiro Agrônomo, com Doutorado em Fitotecnia, pioneiro nas pesquisas com irrigação do cajueiro no Brasil. Aficionado pelas novas mídias, criador do Cajucultura Podcast, do Canal da Cajucultura no YouTube e do Blog da Cajucultura, importantes ferramentas para disseminação do conhecimento em cajucultura.

  • 22 de maio no Boozer’s Poob (R. Carlos Vasconcelos, 834 – Meireles)

Einstein e a dança do espaço-tempo: das ondas gravitacionais a buracos negros

Cientista Geová Maciel de Alencar Filho (Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará. Possui doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica em São Paulo-UNESP e mestrado em Física pela UFC. Atua principalmente com seguintes temas: teoria de supercordas, física de dimensões extras, buracos negros e física além do modelo padrão de partículas elementares.)

Doutor, qual o meu diagnóstico? É uma simples virose… Dengue, Zika e Chikungunya

Danielle Malta Lima: Professora da Universidade de Fortaleza- UNIFOR- e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – Renorbio. Possui doutorado e mestrado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, FMRP-USP. Tem experiência na área de imunologia, microbiologia e virologia com ênfase em biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular, arboviroses, HIV e tuberculose.