Esmalte: duas camadas são suficientes?

2
853

P-O-L-Ê-M-I-C-A!

Quando você vai na manicure, quantas camadas de esmalte ela passa nas suas unhas?

Resposta: duas de esmalte e uma de base.

Certo?

Rsposta: Mais ou menos.

Quando eu pinto as unhas em casa (ou seja, quase sempre), sabe quantas camadas eu passo?

Resposta: Quantas forem necessárias até ficar a cor do vidrinho.

Oooh!

Sim! Já vi muita gente saindo de manicure com o esmalte tão transparente que dá pra ver a unha por baixo. Tudo porque a regra é clara: só pode passar duas camadas. Eu tenho as unhas muito brancas, então, desde cedo, aprendi que tinha que dar uma aloprada maior pra cobrir tudo.

Aliás, quem foi que inventou que só podem ter duas camadas de esmalte na unha?

Nunca tinha parado pra pensar mesmo nisso, até que a fofa Ingrid Baquit (oi, Ingrid!) chegou pra mim com um vidrinho de esmalte Mavala, o esmalte da discórdia. Ela tinha feito as unhas no dia anterior, uma cor linda da marca suíça, mas, quando foi me mostrar, viu que uma unha estava lascada. Bem lascada.

Eu, que era doida pra experimentar um esmalte Mavala, relevei os comentários das meninas que já tinham pintado – e foram experiências ruins – e fui testar o meu Adelaide, um rosa avermelhado perolado, como se não houvesse amanhã.

Sabe o que aconteceu? No segundo dia, depois de lavar uma pia imensa de louça e de lavar os cabelos, uma unha deu uma lascadinha bem pequenininha. Eu, com a cara de pau de quem faz unha em casa e morre de preguiça de tirar o esmalte da unha inteira pra passar de novo, peguei o pincelzinho e passei por cima do lascado pra remendar.

E sabe o que aconteceu? O esmalte fez aniversário de uma semana nas minhas unhas, lavando louça todo dia e cabelo comprido dia sim, dia não!

Uma semana nas unhas: só um lascadinho no indicador (foi mal a foto de celular!)

Aí parei pra pensar: será que foram as três camadas? E aí eu acho que foram. Não usei base, não costumo usar, mas acho que também ajuda na pigmentação e na durabilidade.

O princípio das três camadas é o mesmo do extrabrilho, base matte, craquelador ou qualquer topcoat. Protege mais o esmalte, demora mais a descascar. E aí jogo a questão: será que o problema não é da Mavala, mas das manicures que têm mania de achar que duas camadas são realmente suficientes?

E, olha, eu tenho esmalte de vááárias marcas, de Ludurana a H&M, e muitas deles não têm cobertura suficiente com duas mãos. Bem, essa é a minha teoria. E acho que não é a de muita gente, né? =P

-> Já que o assunto é Mavala…

Vou só comentar um pouquinho mais do que achei do esmalte além dessa questão da durabilidade.

Na primeira unha que pintei, percebi que era o melhor esmalte que já tinha usado na vida. É muito fácil de passar, não sei se pela textura, que é um pouco mais líquida que a dos nacionais, ou pelo pincel, que é mais fininho, mas espalha melhor o esmalte na unha. Talvez seja uma combinação dessas coisas.

O que mais gostei no Mavala é que a cor não mancha. Semana passada, pintei com o Figo, da Impala, que é um berinjela bem intenso. Três camadas. Mesmo assim, a cor não ficou completamente regular, perfeita. Com os esmaltes nacionais, eu sempre passo uma camada a mais na tentativa de uniformizar mais a cor. O Mavala não tem isso, porque cada camada fica perfeita, com pigmentação, só não fica ainda a cor do vidrinho, mas, se quiser deixar, já rola só com uma camada.

Com a base (sim, eu passei desta vez!), com uma camada (d), com duas camadas (abaixo)

Como cada camada é mais fina, ele acaba secando mais rápido. No mais, é igual: forma bolinha do mesmo jeito e borra se você bobear. No final das contas, é tudo esmalte, e o mais divertido é poder trocar sempre de cor. Dito isso, me rendo: amei o Mavala, mas eu vou mesmo é nas Americanas sempre que posso, pra ver o que chegou de novidade da Risqué, Colorama e Impala.

UPDATE:

Falei tanto das três camadas, mas não fiz. Passei duas camadas, achei a cor bonitinha, tirei as fotos e pronto. Não passei a terceira camada. Pintei à noite e, logo de manhã, a unha do polegar amanheceu sem um pedaço. Remendei e passei a terceira camada em toda a mão esquerda. A mão direita ficou só com duas mesmo. Aí fui lavar louça. Caiu esse pedação!

Concluída a pesquisa, concluo, empiricamente, que Mavala só rola com três camadas. Mas rola!

Alinne Rodrigues

2 comentários

  1. Amei a cor do esmalte MAVALA, é lindínha! Agora, com relação aos lascados do esmalte, rsrs. Eu nunca sofri muito com isso: troco a cor das unhas num intervalo de 2 dias, no máximo, haha! *-*

  2. Tenho que meter o pau na Mavala denovo. Mas é que não dá pra conceber ter que usar três camadas desse vidrinho MINÚSCULO! Assim ele não dura nem um mês, sério mesmo! E ELE CUSTA VINTE E CINCO REAIS!! Quantos Impalas de cores diferentes e lindas eu compraria com esse dinheiro, né? 🙂

Deixe um comentário