Mecânica: Calibrando os pneus

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Talvez essa nova tag do blog nunca mais tenha outro post. Sou mulherzinha, não sei nada de mecânica, mas  uma coisa eu sei fazer sem ajuda de ninguém: calibrar os pneus.

Sempre fico torcendo pra aparecer algum frentista pra me ajudar. Adio ao máximo a ida ao posto, os pneus quase secos, porque eu sempre tento arranjar uma oportunidade pra dirigir com o Igor ou o meu irmão no carro, e eles, sim, calibrarem meus pneus.

Nada feito. Outro dia, depois de uma semana que percebi que os quatro pneus do carro estavam suuuuuperbaixos, tive de enfrentar o calibrador de um posto de gasolina no caminho para o trabalho.

O look: fui com uma roupa tranquila, para o caso de não aparecer um frentista; jeans escuro, sapatilha confortável, blusa mais compridinha pra não mostrar o cofrinho. E não se vista de maneira muito sexy, porque as bombas às vezes ficam em esquinas ou perto da rua, então não é muito legal ficar sensualizando assim, pra todos os carros que passam.

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Se alguma de vocês precisar qualquer dia desses e não rolar o frentista, não precisa se desesperar. Calibrar os pneus é fácil, e eu vou ensinar aqui (o pouco que sei)!

Passo #1: Conheça o pito

O pneu todo mundo sabe o que é. Mas tá vendo essa figurinha aqui embaixo? A seta aponta para o pito, o local por onde o ar entra. O diabo é que ele tem uma tampinha de rosca que é um saco de abrir, porque ela é IMUNDA!!!!

Eu sempre achei que ela ficasse suja por causa da fumaça dos carros, mas meu pai, dia desses, me disse que é o pó do disco de freio, algo assim (confere, produção?). Então, essaa sujeira é preta e, inevitavelmente, você vai ficar com a mão suja. =(

Passo #2: Ajuste a bomba

Você precisa saber o tamanho do pneu do seu carro. Dependendo disso, você vai até a bomba e ajusta a quantidade de ar que quer colocar. O normal é 28. Claro que os caras mais especialistas vão colocar um pouco mais ou um pouco menos dependendo da carga e da quantidade de pessoas, vai calibrar com libras diferentes os pneus da frente e os de trás, mas, enfim, estamos falando de uma emergência, os pneus quase desembeiçando, e você sendo obrigada a calibrar. Vai no 28 que dá certo.

Passo #3: Calibre os pneus

Você já sabe quanto vai colocar de ar nos pneus. Pegue a mangueirinha (desculpaê, galera, não sei os termos técnicos!) e, elegantemente, se agache do lado de um dos pneus (se cansar, pode escorar um joelho, daí a importância do jeans escuro!). Tire o pito (e fique com a mão preta) e encaixe a mangueira. Se começar a fazer um barulho de ar escapando, aperte a mangueira contra o pito, senão o pneu vai secar ao invés de encher!

Na posição correta, o compressor de ar vai começar a fazer uns barulhos periodicamente, como se fossem fôlegos que ele toma pra encher o pneu (essa é a minha forma de explicar, tá, gente! claro que ele não toma fôlego!). Quando chegar nos 28, ele vai apitar! Aí é só tirar a mangueira e colocar a tampinha no pito. Repita a operação nos outros pneus e PRONTO!

Alinne Rodrigues

9 comentários

  1. Oi Aline…Comecei a ler seu posto por curiosidade e achei muito engraçado…
    Pra complementar as suas dicas e lhe poupar de mãos sujas ou ainda de sujar seus jeans (economizo meus poucos jeans ao máximo, portanto, JAMAIS o usaria para me apoiar sobre os joelhos na hora de calibrar os pneus).
    Carregue dentro do carro SEMPRE uma flanela. Use-a para abrir a tampinha do pito. Assim você não sai de lá com os dedinhos pretos (eu detesto estar com aquela sensação de mãos sujas, sabe…). Ou então carregue, ainda, um frasquinho de álcool em gel. Assim, mesmo você usando a flanela, se sujar as mãos, você tem como limpá-las.
    Outra dica: dê uma olhadinha no manual do seu carro. Lá vai ter dizendo qual a calibragem correta pros seus pneus. E tente calibrá-los pelo menos a cada 15 dias (acho que não cumpro bem essa regra, mas tento me policiar…). Isso porque a calibragem errada dos pneus é um dos maiores motivos para consumo de combustível além do necessário. O meu carro (Ford Ka) é de 35 lb na frente e 30 atrás (sem carga e sem passageiros). É o que consta no manual.
    Por enquanto acho que é isso. Além do quê, acho a imagem de uma mulher calibrando seus próprios pneus um ato de pura independência!!! Mas nada que um cavalheiro não se ofereça para fazer… hehehehe

  2. Não quer ficar com a mão suja após aquele banho da manhã e está devidamente arrumado para o o trabalho? Compra uma luva de ciclista por R$ 1,50 e usa na hora de calibrar o pneu, olhar óleo, essas coisas!!!

  3. Olha, o problema não é nem ficar com a mão preta…A própria mangueira é imunda.E como nem sempre há sabão no banheiro dos postos recomendo acrescentar um alcool-gel nesse kit aí…

  4. Estou começando agora como motorista e essas dicas são valiosas para mim, principalmente sendo mulher, né!
    É muito chato ter que depender dos homens o tempo todo para resolver essas coisas de carro, porisso que estudo essas dicas pela internet.
    Obrigada meninas por compartilhar essas dicas!

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