Moda plus size: Preta Gil para C&A decepciona

23
3047

Sim, eu estava esperando ansiosamente a coleção da Preta Gil. Não, eu não gostei. Passeei pelas araras da C&A no fim de semana e vi um espaço grande, imenso, até, dedicado às peças da linha Special for You. Mas a única coisa que quis comprar e acabei não levando foi uma calça jeans flare.

Só um comentário: 

A calça jeans das seções de tamanhos grandes, pra mim, sempre foi um motivo de revolta. Queria ter falado disso antes aqui, mas acabou não rolando. Agora registro minha dúvida: por que só fazem calças skinny para quem veste 50, 52, 54? As calças com pernas retas ou mais abertas, como a flare, é que vestem bem!

Fim do comentário.

Ao longo do post, vou falando sobre a moda GG, postando as peças e comentando cada uma. Vai ficar meio misturado, até porque o post é longo, mas é só ler por etapas, primeiro o que é preto e depois o que é cinza – ou o contrário – que dá certo!

Preta, você fica linda de kaftan de onça! Acho a sua cara!

Já tinha visto fotos de divulgação das peças, mas não me empolguei com muita coisa. Ainda é difícil pras lojas brasileiras entenderem que não basta esticar uma peça pra que ela seja uma boa peça plus size. Muitas vezes ela só é grande, mas não traz nada de corte, caimento, nada.

Camisa com stretch, decote quadrado e zíper + franzido na frente. O decote é legal, mas o zíper inteiriço normalmente vai dobrando. Colchetes talvez caíssem melhor. O franzido é o que mata a peça: ele não disfarça a barriga, faz é aumentar!

A roupa pra gordinha precisa ter, além de estilo e cor, modelagem inteligente. Inclusive, comprei na C&A mesmo, há um mês, uma camisa linda e genial. Na frente e na parte de cima das mangas (3/4, que emagrecem), o tecido é plano. Nas costas e na parte de baixo dos braços, o tecido é uma malhinha canelada e charmosinha.

Pra mim, o que sempre pega em camisa é a manga. E, nesse modelo, a loja arrumou uma forma sensacional de vestir bem quem tem o braço mais grossinho. A roupa precisa ser solução!

Curti essa camisa. Não gosto muito da gola e dos botões, mas funciona. Vi também em preto, e é uma ótima opção pra quem está querendo camisas mais arrumadinhas e não encontra

Esperando mais peças inteligentes, fui até a C&A e… me decepcionei. Vi um monte de gente magra curtindo as peças, procurando tamanhos menores e, pela primeira na vida, se decepcionando por não caber em algo. Mas, pra mim, tirando a calça flare, nada rolou.

Achei lindo o modelo desse vestido. Cintura marcada, decote sexy sem ser vulgar, franzidinho charmoso e no lugar certo. Só as mangas que me deixariam insegura, mas pra quem não tem noia com o braço tá massa!

Pra mim, porque outra coisa que as lojas ainda precisam entender é que existem corpos e corpos. Tem gordinha com braço grosso e ombro largo, com braço fino, ombro estreito e peito grande, com peito pequeno e barriga saliente, com cintura, sem cintura, com culote, sem culote, com e sem bumbum. As variações são muitas!

Achei preguiçosa, porque regatas são sempre preguiçosas. E achei desleal, porque decote nadador não ajuda! O sutiã tem que acompanhar o desenho das costas e, pra não sobrarem gordurinhas, ele precisa ser muito bom. Gostei do paetê

Então, assim, o que eu acho que fica lindo na Preta Gil, como o kaftan de onça que ela tá usando na foto de divulgação, não serve pra mim. Assim como também não gosto de roupa sem mangas nem de roupa de malha: é sempre mais fácil fazer sem manga, pra poder caber em todos os braços, e em malha, porque estica.

O resultado, pelo menos em mim, eu considero desastroso. A gordura que pula ao redor do sutiã fica marcada, a que pula na beirada da calça também, a flacidez do braço aparece forte… Não consigo! Uso a moda pra comunicar o que eu sou e também para esconder o que não gosto.

Sabe aquela peça da coleção que você não entende por que existe? É esta. Elástico na cintura é legal porque faz caber, mas aperta e marca. Tinha que ser branca, minha gente? E colada? E com essa renda horrenda? Vi também a versão com renda longa e saia curta, na transparência. Tem em preto também. Não gosto pra mim, mas pode funcionar bem

Gosto da estampa, apesar de dizerem que estampa grande engorda. Achei as mangas um pouco compridas demais, porque não chegam a ser 3/4. Mas é o tipo da peça que só vai experimentando. Acho que combina com o biotipo da Preta 

Não dispenso as mangas, principalmente se forem 3/4 ou 7/8. Prefiro roupas frouxinhas, mas com corte ajustado, pra ajudar a modelar o corpo. Quando não sei o que vestir, coloco um jeans de perna reta (quando uso sapatilha) ou flare (quando uso salto), camiseta e casaquinho, pra formar a tal da linha vertical que dizem que alonga a silhueta.

Lindo, perfeito, morri. Totalmente retrô e já consigo me ver com ele, um par de botas brancas, cabelo altinho e delineador gatinho. Mas, gente, é de malha! Jamaaaaaaaais entraria no meu guarda-roupa. O que custava usar um tecido mais firme?

E aí eu chego na C&A e encontro poucas camisas, alguns casaquinhos (mas listrados, tensos!) e muita renda BRANCA e muita onça. Gente, existe gorda que não gosta de onça! É claro que ninguém vai andar com a cartilha do bem vestir plus size debaixo do braço, na hora de fazer compras. Seguir regras é legal, mas, às vezes, vale a pena quebrar algumas delas.

Tenho jeans skinny colorido e camisa de gola redondinha (era muito anos 60, não pude deixar de comprar!), mas comprei porque achei que valeriam o risco. Tudo é possível se for pensado e combinado com o bom senso e uma boa olhada no espelho!

Na cartilha, a regra é clara: decotes em V alongam e ponto. Mas o charme desse decote de ombro a ombro é demais! Mostrar colo, ombros, pele é maravilhoso! A faixinha na cintura tanto ajuda a marcar como a disfarçar. O problema? O tecido. Malhinha de novo. Grrrrrr!

Por favor, não usem esse legging! Não favorece!

E a onça, né? Começamos com ela, terminamos com ela. O legal dessa calça é a cintura, que tem essa pala elástica, que é mais suave que o elástico pregado sozinho. Se for do seu gosto, da sua personalidade e você segurar o look, se joga!

 Vale a uma altura dessas pedir desculpa pelo post grande? É que o tema me empolga muito, e achei que precisava dividir isso com vocês. Alguém aí foi conferir a coleção da Preta? Curtiu? Comprou? Conta nos comentários!

Alinne Rodrigues

23 comentários

  1. Visto 44 e já tenho sérias dificuldades em achar peças com modelagens favorecedoras, imagina que veste mais que 46 e que procura peças de qualidade com um preço amigo como prometem as lojas de departamento. O problema maior foi o que você disse: malha estica, é mais fácil fazer uma coleção inteira com peças de malha porque “cabe no gordo” (abuso isso) e o custo-benefício é excelente. Não à toa muita gente compra e as redes ficam ricas com isso, mas ainda estão engatinhando quando o assunto é tornar as tendências e os clássicos atemporais totalmente usáveis pelas plus size.

  2. Aline, solidarizo-me com força ao seu post. Aliás, devia ter um desses toda semana. Hehehehehe! Eu procuro muito esse tipo de roupa, mas não encontro quase nunca e quando encontro é absurdamente caro. Enfim… O post me ajudou a saber o que NÃO levar na hora da compra. Obrigada!

    • Claudia, não desanima! Passa lá! Existem tantos formatos diferentes de corpos. Com certeza você vai encontrar alguma peça que lhe caia bem!

  3. Fui na C&A do Iguatemi na semana passada super empolgada para ver essa coleção, mas a única coisa que gostei foram o shorts boyfriend. Meu namorado, pra ajudar mais ainda, disse que o kaftan de estampa de oncinha parecia roupa da Alcione!!! kkkkkkkkkkkkk.
    *A cara dela msm!!!

  4. Nossa é bem triste mesmo. Fico revoltada, é que a capacidade de criação das peças é zero, e isso significa: preto, branco, cinza, ou peças de oncinha.. típico!

  5. Sempre vejo esse papo de “orgulho em ser gordinha”, “vamos exigir os direitos das gordinhas”, mas depois vejo você falando que a roupa tem que ajudar a parecer magra, tem que ajudar a encolher a barriga… Acho isso triste.

    • Cláudia, eu nunca falei de orgulho em ser gordinha. Não há nada pra se orgulhar nisso. Mente a mulher grande que diz que não gostaria de ser magra. Que mulher não gostaria de caber em todas as roupas que ama? Apenas eu acredito que, muitas vezes, quem é gordo deixa a vaidade toda de lado, esperando “pro dia que ficar magra”. Eu simplesmente não esqueço que sou mulher, antes de qualquer coisa, e que eu quero, sim, ficar mais elegante, com o corpo equilibrado e disfarçando as gordurinhas que eu não gostaria de ter – mas que não vou perder do dia pra noite.

  6. Aline, muito bem colocado! Está bem claro que não há mesmo orgulho em ser gordinha e sim em se sentir bem. A questão realmente é a gente ter oportunidade de usar o que está aí. Porque não?

  7. Nossa, estava super curiosa e esperançosa de encontrar alguma peça que finalmente eu fosse me identificar, mas nem vou perder meu tempo… tambem sou super encanada com os meus braços que na maioria das vezes as roupas nao caem bem…

  8. Não via as roupas da c&a , mas vi e amei algumas roupas da marisa , ja comprei tres vestidos , uma camisa e vou voltar pra comprar uma bermuda e outras roupas tamanho especial pra vc , adorei!! até que enfim alguem acha que nós gostamos de andar bem vestidas e não só jersey estampado!!

    • que legal, Elaine! é muuuuuito bom encontrar algo que a gente ame e ainda caiba na gente! também consigo coisas legais em garimpos na marisa. não tenho preconceito com loja!

  9. Adore o Post, principalmente sobre calças, realmente as que vestem bem são as calças retas ou mais largas e so encontro as que vão afunilando, ah! são horriveis. Gostaria de aproveitar e dizer aos estilistas e fabricantes que nós também gostamos de andar elegantes e Skinny não nos deixa a vontade.
    Bjs

  10. Olha Aline justo hoje procurando as foto da preta pra ver vi seu blog em uma das indicações do google e abri, mas uma coisa no seu texto me fez parar de ler imediatamente, não que eu ache que você tem que fazer o post dizendo super bem das roupas, porque você não tem. Meu problema foi o seguinte quem disse que por ser gordinha eu preciso de uma roupa que “me deixe mais magra” “difarce minha barriga”, querida o que importa é que a roupa me vista bem e me faça feliz, me deixe a vontade ao vestir. Eu não tenho vergonha nenhuma em ser gorda mas eu fico com vergonha e chateada quando eu vejo alguém fazendo isso como você fez no post. O que a Preta quer mostrar pra todas as mulheres é que tem que se aceitar e ser feliz como é.

    Luisa Andrade

    • Luisa, já respondi comentários nesse sentido. Eu acho que quando uma roupa veste bem uma gordinha quer dizer justamente que ela não está marcando nada, ou seja, não está ressaltando gordurinhas. Isso não significa que a gente deva usar roupas superlargas, pra se esconder, nem que não possa usar roupa justa, porque eu uso e acho que fico bem. Às vezes, a gente fica superfeliz por usar algo que está na moda, que a gente ama e que nem fica bem no nosso corpo. É muito chato seguir regras o tempo todo. Só tem uma da qual não abro mão, e é exatamente a que você fala: a felicidade. Seja ela conquistada pelo conforto, pela satisfação do desejo de moda ou pelo equilíbrio das minhas proporções respeitando todas as minhas neuras. Beijo!

  11. eu acho justo terem mais vestidos de festa e roupas para nós que somos gordinhas… poxa já é tão dificil lutar contra a balança, ai ter que lutar contra o manequim é complicado rsrsrsrsrsr… por isso que eu tenho a Aiza Collection… loja de vestidos de festa que tem a sessão de vestidos plus size…. http://www.aizacollection.com.br se puderem entrar e dar uma olhadinha rapida, eu já vou ficar muito feliz rsrsrsr

    bjos =]

Deixe um comentário