Beleza: Mitos, verdades e amores da maquiagem

4
927

Todo dia a gente aprende uma coisa nova sobre maquiagem. Seja um truque básico e simples, tipo fazer um olho esfumadinho só com lápis, e passos mais complicados como conseguir uma pele perfeita.

Maquiagem é uma das invenções mais legais da humanidade. Além de ser divertida, deixa a gente com a autoestima lá em cima! Eu, pelo menos, me sinto outra pessoa depois de umas camadas de máscara, um blush e um batom rosinha.

Quando a gente vai avançando nos níveis de ~conhecimento~ de make, começam a surgir as dúvidas: o que funciona, o que não funciona, que truque eu preciso usar pra ter mais durabilidade e  por aí vai…

Pensando nisso, o Sadi Consati, maquiador e consultor criativo da linha Intense do Boticário, criou uma lista de mitos e verdades sobre maquiagem. Claro que a gente vai compartilhar com vocês (e acrescentar uns comentários bem pessoais a alguns itens da lista – porque a gente adora dar um pitaco!).

 1- Passar base nos lábios melhora a durabilidade do batom

VERDADE
Passar base ou corretivo, preferencialmente líquidos ou cremosos, aumenta a durabilidade do batom. Além disso, estes itens também ‘corrigem’ a cor dos lábios, deixando a cor do batom mais real. Só não se deve usar produtos muito secos para não ressaltar as linhas dos lábios.

2- Sorrir para passar o blush revela o local correto para aplicação do produto
VERDADE
Quando se quer o blush ‘efeito saúde’, o local certo para aplicação é na parte mais alta das maçãs do rosto. Ao sorrir, essa parte ressalta, então é só esfumar o blush com movimentos circulares em cima dela, diluindo as laterais para não ficar marcado.

3- Passar corretivo antes da base ajuda a esconder melhor as espinhas
DEPENDE
Se for corretivo colorido para neutralizar a cor, sim. Mas, se tiver cor da pele, o ideal é que seja depois da base, como complemento. A dica é aplicar o corretivo em cima da espinha e esfumar somente em volta dela, cuidando para não tirar o produto de cima.

4- Passar lápis na linha d’água diminui os olhos
VERDADE
Passar lápis na linha d’água diminui os olhos, principalmente, se eles já são pequenos ou levemente fechados. Nesse caso, o recomendado é passar o lápis em cima (na raiz) ou por fora (abaixo) dos cílios. O contorno deve ser apenas do meio do olho para fora e esfumado.

 Essa é uma das regras que eu amo quebrar! Tenho os olhos pequenos e passo meses sem usar lápis preto embaixo. Mas, quando uso, amo! Tô numa dessas épocas, completamente apaixonada por lápis preto na linha d’água + lápis preto esfumado na pálpebra.

O lápis que abre o olhar é o bege ou rosé. O efeito é bem legal!

5- O pó facial ou compacto reforça as linhas de expressão
VERDADE
Ambos reforçam as linhas de expressão, e o compacto ainda mais. É preciso ter muito cuidado na hora de aplicar, deixando de fora a região dos olhos, onde há maior concentração de linhas de expressão. Quanto mais idade, menos pó na maquiagem deve ser utilizado.

6- O corretivo utilizado na área dos olhos deve ser um pouco mais claro que o tom da pele para disfarçar as olheiras e iluminar a região
MITO
O corretivo deve ser na cor da pele. Ninguém precisa saber que você está usando este item. O fato de ser mais claro não vai cobrir mais as olheiras, pelo contrário, pode até deixar a região acinzentada. Existem iluminadores e corretivos iluminadores com textura específica para iluminar essa região, o que é mais adequado.

 Gente, pelo amor de Deus! Panda invertido não! O corretivo claríssimo nas olheiras é um erro tão comum que eu vejo até na televisão e em festas da high society. Cuidado!

7- O lápis de contorno dos lábios deve ser mais escuro que o batom para realçar o efeito da cor
MITO
O lápis deve ter a cor do batom. O contorno dos lábios não pode aparecer, o lápis tem de se fundir com o batom. O melhor é fazer o contorno nos lábios com o lápis, esfumar para o centro e, depois, aplicar o batom por cima.

 Quem não se lembra dessa moda? Minha foto da identidade é de batom rosinha e contorno vinho. Ô vergonha! Mas usar o lápis da cor do batom pra fazer o contorno dos lábios deixa o acabamento perfeito e aumenta a durabilidade. O lápis também serve como base pro batom ou, se você curtir um efeito sequinho nos lábios, rola de usar o lápis como batom mesmo. A cor dura muuuuito!

8- Passar o batom com pincel ajuda na fixação do produto
VERDADE
O pincel consegue preencher melhor os lábios dando mais cobertura e acabamento. Ele se faz mais necessário quando os batons são coloridos ou escuros porque esses tons precisam ser espalhados melhor e de uma definição melhor dos contornos.

 Quando a gente usa pincel, mais produto vai pros lábios, e a gente consegue uma cor bem mais “aparecida”. Vale a pena experimentar!

9- Hidratar a pele antes de iniciar a maquiagem ajuda a dar um efeito mais natural
VERDADE
A pele hidratada e com textura macia faz com que os produtos deslizem e sejam mais aderidos, deixando o efeito mais natural.

 Antes de toda make, pra fazê-la durar mais, prepare a pele limpando, tonificando e hidratando. A oleosidade demora mais a aparecer, principalmente nesse clima de verão o ano inteiro do Ceará!

10- Sombras mais escuras devem ser aplicadas no côncavo para dar profundidade ao olhar
VERDADE
As sombras mais escuras dão profundidade ao olhar quando esfumadas no côncavo. Uma dica é aplicar uma cor colorida ou mais clara em toda a pálpebra móvel e, depois, esfumar utilizando a mais escura no côncavo.

 

Curtiram as dicas do Sadi (e os meus pitacos)? Se tiverem mais segredinhos e dúvidas de maquiagem, é só deixar um comentário aqui!

Alinne Rodrigues

4 comentários

    • É verdade, Claudia! Toda maquiagem deve ser aplicada aos pouquinhos, depositando os produtos em camadas. Melhor demorar mais e ficar com a quantidade certa no rosto do que passar um monte e ficar tudo errado!

Deixe um comentário