Moda masculina: Saia do óbvio. Homem pode usar, sim!

11
2008

Superconfortável, a saia foi jogada de canto pelos rapazes para fazer parte apenas do vestuário feminino. Na sociedade de hoje, principalmente no ocidente, a peça parece delimitar quem é homem e quem é mulher. Nem sempre foi assim, historicamente as saias pertencem tanto aos homens quanto às mulheres. Basta folhear um livro de história para perceber que os gladiadores em Roma, os samurais do Japão e os cavalheiros europeus e os descobridores portugueses usavam saias.

homens de saia 1

Foi no século XV que um tipo de calça começou a ser fabricada para homens, mas apenas na Era Vitoriana os homens pararam de usar saia. Quer dizer, nem todos eles.

Na última quinta-feira, dia 16, os alunos da Universidade de São Paulo (USP) promoveram o protesto “USP de saia”. A ação aconteceu porque o estudante do curso de moda Vitor Pereira recebeu comentários ofensivos depois de ter ido usado a peça para ir a aula. Os rapazes mostraram duas coisas: não há nada mais sem cabimento quanto preconceito e que saias também podem ser usadas por rapazes. E você, teria coragem?

homens de saia usp

 Saia na moda:

Desde 1960 que os estilistas tentam comercializar saias para homens, assim como introduziram a calça no vestuário feminino, que depois de muita polêmica conquistou o espaço no guarda-roupas delas.

Nos anos 1980 o ousado Jean Paul Gaultier criou uma coleção na qual os modelos eram idosos, as mulheres gordinhas, e as peças eram andróginas. Ele chamou atenção para o que não era um padrão imposto pela sociedade. Quem disse que as meninas tinham que ser magras e os rapazes não poderiam usar as roupas que quisessem?

homens de saia gaultier jacobs

Jean Paul Gaultier, Marc Jacobs e seus kilts

Nos anos 1990, a saia voltou a bater no guarda-roupa masculino junto com a moda clubber e a cultura eletrônica. A banda inglesa Prodigy, considerada uma das maiores do gênero, ficou em primeiro lugar nas rádios em 22 países e, com eles, as saias que os integrantes usavam em seus shows.

Também de Londes e da mesma década, a banda de rock alternativo Placebo veio com o visual inspirado no glam rock. O vocalista costuma usar saias nos shows e é influência para muitos rapazes até hoje.

Junto com eles, as bandas de metal, que inspiradas nos escoceses, também aderiram às saias. Desde 2008, a moda de homem de saia ensaia seu retorno, recentemente com os rappers P. Diddy e Kanye West.

homens de saia famosos

A saia vai muito além da questão de gênero e sexualidade e até os astros Robert Downey Jr. e o machão Vin Diesel usaram.

Aqui em Fortaleza, o roqueiro Jonnata Doll, vocalista da banda Jonnata Doll e os Garotos Solventes, usa saia em suas apresentações. O cantor se apresentou na última Virada Cultural, em São Paulo.

homens de saia jonnata doll

No último Dragão Fashion Brasil, terceiro maior evento de moda do país que acontece em Fortaleza, estilistas como Mario Queiroz apresentaram coleções onde os modelos usavam saias por cima das calças.

Vá criando coragem! Fique atento, marcas como Alexandre Herchcovith, Givenchy, Rick Owens, Viviane Westwood, Lino Vilaentura e Marc Jacobs (que é adepto da peça no seu dia a dia) apostam na peça para o futuro do guarda-roupa masculino.

homens de saia como usar

 Veja como usar a saia e ficar bem:

 Escolha bem seu modelo. O homem pode usar saia, mas, como todas as peças de roupa, existe modelagem para o corpo masculino e para o feminino.

♦ É bacana usar saia no joelho, como o kilt, ou abaixo.

 Escolha cores neutras ou escuras: preto, cinza, cáqui e marrom caem melhor para os rapazes.

 Use tecidos que tenham caimento, brim, jeans, nylon ou viscose ficariam legais.

 Saias de alfaiataria são um charme. Funciona pedir ajuda para uma boa costureira (aqui tem um guia com costureiras da cidade!).

 É interessante usar a saia com uma peça mais sóbria, camiseta básica ou camisa oxford.

 Nos pés: tênis ou sapato fechado. Com chinelo ou sandália acho que fica deselegante.

 O mais importante é a gente perceber que as pessoas são livres para usar o que quiserem (mas cuidado com isso, hein?) e que nunca uma peça de roupa vai determinar quem é homem, mulher, ou gay.

♦ 

Espero que tenham gostado da coluna de hoje.

Qualquer dúvida ou sugestão: diegojgregorio@gmail.com
No Instagram eu sou @diegojgregorio

 

PenteadeiraAmarela-Assinatura-Diego-3

Diego Gregório
Últimos posts por Diego Gregório (exibir todos)

11 comentários

  1. Durante o carnaval em Fortaleza, incorporo uma nega do maracatu. Ocasião que uso uma saia rodada. Digo que é uma ótima sensação de liberdade e frescor. Taí que eu usaria numa boa.

  2. o texto é legal, mas a intenção dele…mais do mesmo. De maneira inconsciente seu texto caminhou na defesa da saias através da relativização da cultura, dizendo que a saia já foi usada historicamente e que o preconceito é algo ilógico. Entretanto, no fim do texto você cai no mesmo ostracismo ao afirmar que existem modelos masculinos e femininos; e a questão da saia é mais do que isso: discussão de gêneros e se existe a criação desse pré estabelecido “roupas para homem” “roupas para mulher” – entende a profundidade?
    O texto é bom, mas usou do proprio senso comum para combate-lo e isso perde a força argumentativa, só tome cuidado com isso..mas de qualquer maneira, VIVA A SAIA!

  3. Oi Kenji, muito obrigado pelo comentário. Quanto a maneira que historicizei a saia, não foi de maneira inconsciente, eu acho de fato que a revitalização da saia se legitima pela história da peça.

    No final do texto eu dou dicas de que tipo de saia eu acho que fica melhor nos rapazes, como também já dei dicas de modelos de blazer ou que tipo de calça é mais legal. Do mesma forma que fiz agora com as saias, sem preconceito! ahaha

    Abraços e espero que continue lendo a coluna, e viva a saia!

  4. OLA!!!
    ADOREIII ,ACHO MAXIMO HOMEM DE SAIA OU MINI SAIA,
    SE A MULHER PODE USAR CALÇA ,PORQUE HOMEM NÃO PODE USAR SAIA.
    ACHO QUE TEM QUE USAR SAIAS VESTIDO.
    TEBM HOMEM DORMIR DE CAMISOLA.
    PARABENS PARA O INVENTOR DESSA MODA,.SOU FAVORAVEL COM CERTEZA…

  5. Muito maneiro,essa moda tem que pegar
    ja uso mini saia a 15 anos,so não saio na rua pra evitar me chamarem de gay,,Não sou gay,nunca quis sair com homem,apenas amo usar mini saia,uso as mesma mini saia que minha namorada usa,saias com renda,blusinhas,tambem durmo de camisola,so acho que as saias estão muito grosseiras,fazer de liganete e mais rodadinha okkk
    Vou usar sim ,vou ter o maior prazer de sair na rua vestido de saias.
    abraços

  6. adoro saia. Uso em casa. Mulher aprova. Gostei do artigo. Lanço desafio, tal como fiz, de enviarem proposta a ZARA para lançarem a saia para homem asap. Assim temos mais hipotesis de sucesso e aceitação. Abraços

  7. porem como ja sabemos que o mundo da moda esta a envoluir cada vez mais … Pra mi ok e bom e o que a poupulacao gosta por que assim ficaremos a saber se o mundo da moda esta a envoluir ou nao … Mais o bom e que parece que todos estao a se adapitar no novo mundo . O mundo da nova *Gerasao*… E um das coisas que nos devemos adaptar.

  8. ooi adoro de usar saia, e varias outras roupas que pertencem ao vestuario feminino, como vestidos, saias, shortinhos, sera que usar uma minissaia jeans e uma minissaia bandage podem entrar nesse conceito, ou apenas saias no joelho e abaixoo, e quanto a vestidos, shortinhos?? atenciosamente bruno

Deixe um comentário