Moda masculina: Seapunk, uma moda que vem do mar

5
966

Você já ouviu falar sobre o movimento que se diz ser o novo punk? São os seapunks. Eles surgiram no final de 2012 e vêm se fortificando. A moda ainda não é nenhum tsunami, mas já tem muita gente pegando essa onda.

seapunk 1Os seapunks, na verdade, são uma mistura de muitos estilos (internet, música e moda). Eles usam características estéticas punk e tudo o que é relacionado ao fundo do mar. Também apostam no Do It Yourself (DIY), adoram customizar suas próprias roupas e são fãs da cultura dos anos 90 e da estética clubber.

seapunk 2

O barulho surgiu na internet, foi encorajado pelo universo da música eletrônica e espalhado via tumblr. Marco Aurélio, estudante de Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, é simpatizante desse estilo e diz que conheceu o seapunk através do tumblr: “O tumblr era undergound, quase ninguém usava, mas eu ficava curioso quando via aqueles montagens toscas. Logo percebi que era um estilo e que eu me identificava”.

seapunk 3

O “estilo tosco” a que Marco Aurélio se refere são as montagens que os adeptos do seapunk fazem para postar nas redes sociais, uma marca forte de quem aderiu a essa moda. O movimento também é inspirado no mundo do design, e o bacana para essa tribo é usar o Paint para editar suas fotos, deixando a edição com aspecto amador, assim como usar o chroma key. É como se a tecnologia renegasse a tecnologia.

seapunk 4

A música também ajuda a compor o estilo dessa galera, a banda escocesa Unicorn Kid é uma das maiores referências no assunto. Segundo Marco, eles misturam “uma natureza mágica com música eletrônica”. As cantoras Grimes e Azealia Banks, Zombelle e o DJ Ultrademon também fazem parte desse universo.

Para Lucas Magno, jornalista de moda, o visual é bonito, mas a ideia é confusa: “É só uma reinvenção de algo que já existiu. Vai durar? Talvez, mas em breve ele vai perder força e voltar três anos depois com outro nome. Adoro mesmo é essa coisa de pegar uma estética meio 90s”.

Quer se render ao seapunk? Veja como compor o estilo:

 Cabelos: corte moderno, pintado de azul, turquesa ou verde.

 Customize: pegue uma camiseta branca e desenhe o símbolo do smile, escreva uma frase cibernética ou desenhe um animal marinho. Você nem precisa desenhar bem, o “trash” para o seapunk é bem aceito.

 Estampas: as coloridas são as melhores. Desenhos da Disney (você pode procurar moletons antigos nos brechós), cultura pop dos anos 1990, ícones do seapunk, corais, yin-yangs, fundo do mar, animais marinhos e tudo que seja marítimo.

 Inspiração: mangás, sereias, cyberespaço, golfinhos, trash, sintético, ETs, montagens mal feitas. Fuck the fashion.

 Acessórios: óculos espelhados, tatuagens de animais marinhos, pulseiras e pingentes coloridos (é preciso que seja de acrílico ou plástico),  gargantilhas de spike e muitos piercings.

♦ Make: o verde, o azul e o turquesa são as cores do movimento, mas makes escuras são bem-vindas.

 Ideologia: seja livre, a vida é uma praia.

E aí, curtiu o estilo e vai pegar essa barco?

A minha dica é que, se você passou dos 16 anos, invista em um elemento ou outro e acrescente ao seu estilo. Essa moda só fica bem em quem é bastante jovem. O seapunk ainda vai fazer algum barulho, mas acho que vai morrer na praia.

Escute depois de ler: a rave marítima de Zombelle.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DfuH-rPvJoo[/youtube]

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou sugestão: diegojgregorio@gmail.com

No instagram eu sou @diegojgregorio

PenteadeiraAmarela-Assinatura-Diego-3

Diego Gregório
Últimos posts por Diego Gregório (exibir todos)

5 comentários

  1. Muito interessante.
    O problema do movimento é a viabilidade difícil de realmente se enquadrar, pois exige mudanças muito drásticas como piercing, tingimento capilar e tatuagens para realmente atingir o objetivo, além do mais, parece mais uma caricatura, um personagem, que apenas um estilo de se vestir.
    Ademais, achei muito interessante, irreverente e alegre. Adoro temas marinhos, mas não iria muito A FUNDO nessa moda, haha.

  2. Milton, soube que você é um representante desse movimento em Fortaleza, tentei entrar em contato com você por meio do seu amigos e colunista de moda, Lucas Magno, uma pena não ter conseguido. Espero que tenha gostado da coluna, rs, abraços!

Deixe um comentário