Arquitetura: inovando nos pequenos espaços

5
2268

Os apartamentos estão ficando cada vez menores e, vamos combinar, com o preço do metro quadrado nas alturas aqui no Brasil, essa realidade não poderia ser muito diferente, né? Mas, como dizem por aí, são nos pequenos frascos que estão os melhores perfumes! Boas ideias e grandes soluções podem fazer toda a diferença para deixar um ambiente lindo e, principalmente, funcional! E adivinha quem é o responsável por essas ideias? Sim, isso mesmo, o arquiteto. Projetos de móveis sob medida são fundamentais para o melhor aproveitamento do espaço sem abrir mão da estética. Nessas horas, o estilo, a criatividade e os sonhos não podem ser limitados pela metragem!

unnamed (10)

Muitas vezes temos a ilusão de que em espaços pequenos não podemos armazenar muita coisa, simplesmente nos conformamos com aquela aparência petit. Mas há alguns truques que podem fazer toda a diferença  no conforto e na funcionalidade do ambiente. Deem uma olhada:

Dupla função: Móveis que possuem mais de uma função são essenciais para a economia de espaço e total aproveitamento dele. Por que não comprar ou fazer um pufe onde se possa armazenar objetos dentro dele e, ocasionalmente, servir como mesa de apoio? Ou quem sabe um balcão que sirva de banco, móvel de TV ou até um local onde se coloque os lençóis embaixo?

unnamed

Espelhos: Não tenham medo de espalhar espelhos pela casa! Eles dão uma incrível ilusão de que o espaço é maior do que realmente é, fazendo com que a sensação de aperto seja amenizada. Se não der para colocar nas paredes, coloquem na frente do armário ou no fundo de um nicho, por exemplo. Há diversas formas de se aproveitar esse item!

unnamed (1)

Altura dos móveis: Deixem que os armários e as estantes cheguem até o teto! Geralmente esses se limitam a uma altura que a gente alcança, mas não há motivo para isso. Afinal, os bancos e escadas servem para quê? E, pra facilitar, coloquem os objetos de menos utilidade lá em cima.

unnamed (2)

Objetos translúcidos: Escolher objetos e materiais que se possa ver através deles ajuda na sensação de amplitude e liberdade, pois seus olhos alcançam uma distância maior.

unnamed (3)

Armazenagem e arte: Não tem onde guardar certos objetos? Por que não pendurá-los na parede e fazê-los parecer proposital? Assim, você transforma armazenagem em arte!

unnamed (4)

Prateleiras vazadas: Elas ocupam pouco espaço, são úteis para guardar diferentes objetos e exercem muito bem a função de dividir ambientes. Essa técnica para maximizar apartamentos pequenos é extremamente eficiente!

unnamed (5)

Escritório improvável: Por que não colocar a mesinha do escritório dentro do armário? Quando não está em uso, ela fica recolhida, assim, é possível liberar espaço para outras atividades!

unnamed (6)

Cores claras: É importante manter os ambientes sempre com um aspecto luminoso, pois espaços escuros tendem a parecer mais escuros do que de fato são. Por isso, apostar em cores claras é regra básica para criar a sensação de amplitude em ambientes pequenos. Mas se quiserem usar diversas cores, optem sempre por deixar as cores mais escuras embaixo e as mais claras mais perto do teto, os espaços que tem paredes mais escuras que o piso tendem a parecer caixotes sem fundo!

unnamed (7)

Cantos: Não deixem os cantos de fora! Quando se trata de aproveitamento de espaço, cada canto da sua casa é fundamental e pode sim ter funcionalidade!

unnamed (8)

Mix de armários abertos e fechados: Muitos armários fechados acabam pesando no ambiente. Se a gente, simplesmente, remover as portas de alguns armários, provocamos a sensação de um espaço menos cheio, mais leve! Talvez a gente não consiga ter armários sem portas na cozinha, né? Mas essa ideia se estende a todos os ambientes da casa. Ao invés de um armário fechado alto, por que não investir em um mais baixo seguido de prateleiras ou nichos mais altos?

unnamed (9)

Caso ainda precisem de inspiração ou um empurrãozinho para aproveitar todas as dicas acima. Deem uma olhada nesse vídeo de um apartamento incrível em Nova York, cada detalhe foi pensado para que houvesse total aproveitamento de espaço!


Um apartamento pequeno, mas incrível em Nova… por casadossegredos4

Inspirador, né? E vocês, acrescentariam alguma dica?

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

Beijos!

Ana Paula Cerqueira
Últimos posts por Ana Paula Cerqueira (exibir todos)

5 comentários

    • Que bom que você gostou, Jany! Fico super feliz!
      Incrível como alguns detalhes podem fazer toda a diferença em ambientes pequenos, né? 😉
      Beijão!

    • Que bom que você gostou, Ádamo!
      Realmente, é sempre bom ter um profissional do lado para que a gente aproveite da melhor forma o espaço! Beijão!

Deixe um comentário