Gravidez: Chá de bebê bom, bonito e barato

0
1237

cha de bebe bom bonito barato dest

Julho chegou e, com ele, vai chegar também a Penélope! Depois de trabalhar um monte pra resolver todas as pendências profissionais até a entrada do mês, finalmente estou conseguindo me dedicar à finalização do quartinho dela, reunindo a família em uma força-tarefa pra deixar tudo pronto logo pra ela.

Também estou tendo tempo pra curtir deliciosas contrações de treinamento, que às vezes doem um pouquinho, às vezes não, mas incomodam sempre (hehe). Agora tem consulta na obstetra toda semana, uns exames finais pra conferir como anda a nossa saúde e muita leitura pra saber direitinho as fases do trabalho de parto e perseguir a minha via escolhida: normal, vaginal, natural, humanizado.

cha de bebe bom bonito barato pai
Igor mozão, Raquel e Elis, que nasceu em parto domiciliar planejado e usa fraldas de pano: inspiração

Mas este post é pra compartilhar como eu, Igor e minha mãe fizemos o Chá da Penélope. Pesquisei muito, e uma das minhas primeiras decisões foi a de não usar fraldas descartáveis. A Raquel me mostrou as vantagens das fraldas ecológicas, também chamadas de fraldas de pano modernas, e eu, na hora, achei tudo incrível – a longo prazo, saem mais baratas do que as descartáveis, vestem o bebê de RN a 2 anos, são ótimas pra pele do bebê, que quase nunca ficam assados, são fáceis de lavar, porque é só jogar na máquina e não geram mais lixo pro planeta, ótimo fato pra quem é ecochata que nem eu. (O assunto rende, mas ainda estou esperando chegar o pedido & a neném nascer, então não posso falar mais que isso por enquanto)

cha de bebe bom bonito barato laris
Tia Laris!

Com isso, ia precisar levantar um dinheiro significativo de uma vez pra fazer o investimento (cerca de R$ 1.200). Como as pessoas já estão acostumadas com chá de fralda, convidamos os parentes e amigos mais próximos para, em vez de comprarem o pacote de descartáveis, darem o dinheiro pra gente, o equivalente a uma fralda inteira (R$ 58) ou meia fralda.

cha de bebe bom bonito barato ju
Tia Juliana Braga, que também projetou o quartinho

O chá seria um investimento. Precisava ser barato pra valer a pena. Não poderíamos arriscar gastar mais do que ganharíamos – é maravilhoso reunir quem a gente ama, mas o momento é de muitos gastos, né, mores? Decidimos que faríamos tudo ou quase tudo nós mesmos.

O primeiro presente que a Penélope ganhou foi a decoração em feltro, feita pela tia Carol em sua nova empreitada, a Oficina Violeta. Com vários temas para bebê (mesversário e chá de fralda), criança (aniversário) e adulto (chá de lingerie e chá de panela), a Oficina Violeta oferece kits em uma caixa linda, gigante e supercheirosa, com todos os itens feitos a mão e embrulhadinhos, prontos para deixar a festa linda.

cha de bebe oficina violeta 01

cha de bebe oficina violeta 02

cha de bebe oficina violeta 03
Combinamos um tema de céu, e a Oficina Violeta criou nuvens, balões e um arco-íris de feltro, além de duas passadeiras pra mesa com estampa de céu
cha de bebe oficina violeta 04
No envelopinho, vieram tags com a letra P, uma douradinha com glitter superlinda e outras com nuvens
cha de bebe bom bonito barato carol
A Carol e as coisas lindas da Oficina Violeta

O kit da Oficina Violeta era suficiente pra fazer uma mesa linda (basta acessar o site e ver as mesas lindas que a Carol montou por lá). Mas o meu espaço era meio esquisito, no salão de festas do prédio da minha mãe, e grande. Eu também preferi economizar nos doces e fazer tudo em casa, então era inevitável uma carinha mais simples. Usei as louças que tinha em casa também, pra ficar mais divertido.

cha de bebe bom bonito barato 03

cha de bebe bom bonito barato 04

cha de bebe bom bonito barato 13

cha de bebe bom bonito barato 12
Tags de pertinho
cha de bebe bom bonito barato 10
Uma foto da mamãe e do papai, porta-guardanapo fofo e panelinha de ágata presente da bisa

cha de bebe bom bonito barato 06

cha de bebe bom bonito barato 01
Balão, nuvem e passadeira de mesa com estampa de céu da Oficina Violeta. A lousa foi baratinha na Kalunga. A porquinha era pra receber o dinheiro das fraldas
cha de bebe bom bonito barato 00
O mais legal vai ser aproveitar os itens de feltro no quartinho, nas paredes ou como almofadinhas
cha de bebe bom bonito barato 08
O bolo foi do Brownie Chic. É tipo um sanduíche de brownie gigantesco e maravilhosamente delicioso. O topo de arco-íris peguei na internet. As tags são do kit da Oficina Violeta. A nuvem foi um brinde da D’Noite do Via Sul, totalmente aleatório, mas que cai como uma luva

cha de bebe bom bonito barato 14

Além da mesa do bolo e dos doces, o salão de festas tinha um bar. A gente usou um template da internet mesmo, que tinha o alfabeto inteiro. Imprimimos em casa, em papel colorido, e penduramos com barbante de sisal e clipes coloridinhos.

Tinha ainda outra mesa para os salgados. Como eu, Igor e minha mãe organizamos tudo, não tínhamos um staff pra servir os comes e bebes. Deixamos todos os descartáveis numa mesa à parte, onde também servimos salgadinhos e uma torta salgada.

cha de bebe bom bonito barato 15

cha de bebe bom bonito barato 16
Um dos meus itens favoritos da decoração DIY foi esse topo de bandeirolas. Usei sobras de papel das bandeiras maiores, com o nome dela, um pedacinho do barbante e palitos de churrasco. Ficou muito hipster, hehe! 

cha de bebe bom bonito barato mae 2

Obrigada, mãe, pelo trabalho toooodo! Os docinhos estavam uma delícia, e a dica do bolo foi a melhor de todas! 

cha de bebe bom bonito barato mae 1

Alinne Rodrigues

Deixe um comentário