Beleza: dúvidas frequentes sobre cabelos

0
1425

Quem não tem dúvidas sobre como cortar e cuidar melhor do próprio cabelo? Por mais que a internet seja cheia de informações, não é sempre que a gente coloca a mão no fogo pelo que lê, né? Por isso, começamos fazendo essa pergunta no nosso Instagram (@penteadeiraamarela) e no nosso Facebook:

dicas de cabelos rituale2

Então vocês vieram com essas perguntinhas:

dicas de cabelos rituale3

Daí eu fui lá no Rituale IT SPACE e bati um papo com duas profissionais incríveis de lá, a Mara Paty e a Carol Mamede. E elas tiraram, com toda atenção, as dúvidas de vocês (e algumas nossas também)! Bora conferir?

Como dimunuir a oleosidade e as pontas duplas?

Mara: A oleosidade é reduzida usando shampoo neutro ou com antiresíduos. E pontas duplas você só diminui cortando os cabelos.
Carol: Algumas linhas têm produtos específicos para couro cabeludo oleoso, regulando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e alguns até com extratos de ervas para diminuir a distribuição da oleosidade. Mas é uma coisa diária. O couro cabeludo oleoso é uma disfunção da glândula sebácea, com uma produção excessiva de sebo. O que existe é o equilíbrio, nao existe cura. Assim como com a pele oleosa, existe uma manutenção.

O que são shampoos no e low poo?

Carol: Os shampoos que tem a composição no e low poo é a questão da ausência ou pouca quantidade de sulfato, um componente adstringente que existem nos shampoos responsáveis pela assepsia, mas também responsáveis pela remoção, pela ação adstringente do shampoo [e que, assim, retira mais do que deveria do couro cabeludo]. O low poo tem uma quantidade pequena desse detergente, quase nada. O no poo não tem nada desta ação. Então são dois produtos que não têm a adstringência, mas que fazem a higienização e a assepsia com outros componentes.

Estes shampoos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo?

Carol: Eles pode ser usados em qualquer tipo de cabelo, mas num cabelo extremamente oleoso o no poo não é indicado, porque ele já tem também uma ação condicionante, já vai colocar um pouco mais de emoliência e umectação pro fio. Um cabelo que já é oleoso nao precisa disso. O cabelo oleoso precisa de adstringência, então não é indicado para esse tipo de cabelo.

Quais shampoos anticaspas vocês indicam?

Carol: Aqui a gente trabalha com o Derma Exfoliating da Keune; com o Balance, da Senscience e o Body Luxe da Joico.

dicas cabelos rituale destaque
Mara e Carol: nossas gurus capilares!

Eles devem ser usados com que frequência?

Carol: Pode alternar com shampoo normal, mas a questão da caspa é necessária que o cliente vá ao dermatologista…
Mara: …Até porque você tem que ver o que está ocasionando a caspa e muitas vezes as pessoas confundem ela com os resquícios de produtos que ficam no couro cabeludo, ocasionados por uma má lavagem, onde deixa condicionador, máscara, produtos finalizadores… Então às vezes a pessoa acha que aquela “poeirinha” que fica no couro cabeludo, aquela coisinha branca, é caspa, mas é só uma má lavagem. O ideal é fazer uma avaliação para saber se é realmente caspa ou seborreia ou se é são só resquícios.
Carol: A seborreia é adquirida a partir de problemas de disfunção hormonal ou mesmo por fungos, dependendo do nível que ela já esteja.

Pode passar quase um ano fazendo calendário capilar sem aparar ou cortar o cabelo?

Carol: Poder pode, não tem uma contra-indicação. O que vai haver é o desgaste da pontinha, principalmente dependendo do comprimento do fio, se a pessoa expõe esse fio a secador, chapinha, babyliss, tudo isso vai desgastando a pontinha, vai ressecando, danificando…
Mara: Além de processos químicos, como descoloração, que desgastam mais o fio..
Carol: Quanto mais ela vai fazendo esses processos, tanto quimícos quanto térmicos, vai desgastando o fio e consequentemente vai aumentando a questão da porosidade. E se ela passa muito tempo sem cortar, quando decidir, vai ter cortar uma quantidade maior do que se cortar com mais frequência.

Que tipos de produtos são indicados para manter os cabelos saudáveis em casa, contribuindo com o que é feito no salão?

Mara: shampoo, condicionador e leave-in sempre. E a máscara uma vez por semana.

Quais dicas vocês dão para aumentar o volume?

Mara: Eu indicaria o mousse para dar aquele volume em casa. É só botar o mousse e sair.
Carol: A forma de secar também ajuda. Você pode fazer essa manutenção com cera ou com os pós fixadores. Tem que usar um produto que vai ajudar a fazer a fixação e o que vai dar essa sustentação é o leave-in.

O corte influencia no volume?

Mara: Sim! Tem cortes em camadas, quanto mais camadas mais volume dá. Aí tem que ver também a quantidade de cabelo que a pessoa tem, porque não faz milagre. Se a pessoa tem pouco cabelo, ele é fino e não tem sustentação, o corte não vai fazer um milagre. Então tem que fazer toda uma avaliação em cima disso.

dicas de cabelos rituale

O que fazer quando o cabelo acorda rebelde?

Carol: Para evitar, se o cabelo for comprido, pode dormir com uma touca, com uma trança ou usar uma meia. Algo que faça com que o cabelo não se “espante” com o travesseiro. E se ele acordar espantado, fazer o uso de um bom leave-in.

Quais cortes vocês indicam para mulheres cacheadas que não gostam do volume?

Carol: Todo cabelo cacheado precisa de uma forma. Normalmente a gente utiliza o formato de pirâmide, porque a gente precisa distribuir a questão do volume. E tem que ver como fica essa utilização. Dá pra fazer um corte diminuindo o volume, mas tudo vai depender da quantidade de cabelo que a pessoa tem. Quem vai sustentar, modelar e dominar esse volume são os produtos que são utilizados depois. O corte pode ajudar, tirar bastante cabelo, fazer um desenho bonito para que o volume fique harmônico, mas, dependendo da quantidade de cabelo, fica complicado deixar sem volume, porque principalmente o cabelo cacheado é um cabelo que realmente tem um volume natural. Quando a gente faz as cascatas a gente consegue fazer com que os cachos caiam de forma harmônica.

E vocês, têm mais dúvidas para a próxima rodada de perguntas? 😉

Larissa Viegas

Deixe um comentário