Estreia hoje o filme “Mãe!” (Mother!), do diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro). A convite da rede Centerplex de Cinemas, assisti à cabine de imprensa no Via Sul Shopping e vou compartilhar com vocês as minhas impressões. Já aviso que esse texto pode conter spoilers.

Jennifer Lawrence é uma bela mulher, dona de casa e pedreira (risos), que faz tudo para manter seu lar e seu marido, Javier Bardem, íntegros e felizes. Bardem interpreta um escritor que passa por momentos de crise. Ele não tem ideias boas o suficiente para escrever e, de algum modo, Lawrence se sente culpada pela falta de criatividade do marido e, por isso, toma conta da casa, trocando assoalho, pintura e decoração, para que seu amado se sinta melhor e consiga trabalhar. Isso tudo começa a despencar quando visitantes indesejados dão fim à paz antes existente na casa – que, diga-se de passagem, é um lindo casarão em meio a uma clareira, distante de tudo.

A vida dos dois passa por outra mudança quando, depois de um dia cheio de sangue e a revelação da gravidez da esposa, Javier consegue, finalmente, escrever e produz um poema perfeito. A experiência de lê-lo deixa a mulher extasiada e emocionada e a obra é realmente tratada como arte. Nele, o casal protagoniza a história e após ser divulgado, Jennifer Lawrence passa a ser tratada como “a musa inspiradora”.

mother-feature

Me incomodou bastante o fato da personagem de Jennifer ser submissa e ficar o tempo todo cuidando da casa. A crítica, talvez, se aplique ao que estamos tentando modificar na sociedade, mas isso também pode não ter um significado oculto. Dou um aviso: nem tudo no filme fará sentido. Diferente de Cisne Negro, que mostrava cenas “loucas” para ilustrar o psicológico da personagem de Natalie Portman, alguns elementos simplesmente não têm explicação. Não vou dizer quais 🙂

motherheader

Ao assistir ao filme, você vai perceber que aqueles denominados de “intrusos” podem não ser tão indesejados assim por todos os personagens. O clima de desconforto gerado pelo terror psicológico de Aronofsky é bem percebido nesses momentos de invasão de privacidade que o casal sofre. Dá uma agonia e, enquanto assistia, me revirei na poltrona diversas vezes.

Os pôsteres do filme, que mostram uma Jennifer Lawrence imaculada, já revelavam a religiosidade que o diretor quis retratar, mas isso pode não ser tão óbvio para todo o público. No entanto, palavras como perdão, paraíso, povo e devoção estão bastante destacadas em toda a narrativa.

Meu amigo André Bloc diz que a arte é de livre interpretação, que qualquer sentido dado a ela é o sentido correto. (Isso veio após uma discussão sobre como os pontos soltos do filme me irritaram). A meu ver, Maria, Jesus, Caim e Abel e o diabo são lembrados neste filme. Será que vocês vão identificar da mesma forma que eu?

2 comentários

  1. Olá, boa tarde.
    Depois de ver Mother, venho procurando saber outros entendimentos para o que vi, e entender coisas que não entendi ou teorias sobre coisas que parecem não ter explicação, como o pó amarelo, ou qual o significado do poema, já que por trás de quase tudo no filme, tem um sentido, uma teoria.
    Depois de muito tempo lendo várias coisas, você é a primeiro pessoa que “menciona o diabo”, como perceptível no filme, porém isso foi uma das coisas que eu senti falta no filme, a ausência do Diabo.
    Poderia me explicar como/onde pode percebe-lo?

    • Priscila, olá!
      Você acha que o pó amarelo não tem explicação? Pra mim, ele era algum tipo de metáfora sobre a visão cega que ela tinha sobre as atitudes do marido. Logo que percebeu estar grávida ela parou de tomar o pó e começou a tomar decisões por si própria (e pelo bebê), mesmo que fossem poucas.
      Na minha interpretação, Deus e o Diabo são figuras muito semelhantes e fáceis de se confundir. Quando tudo arde em chamas Javier está lá, intacto. Você não achou isso curioso? Talvez eu possa te responder melhor depois que assistir mais uma vez.

Deixe um comentário