Projeto RendArt: Valorização das rendas nordestinas

1
161

Projeto RendArtNós aqui do Penteadeira Amarela amamos e apreciamos quando surgem causas nobres dentro da nossa moda autoral. É o caso do Projeto RendArt, que surgiu do desejo da repórter Claudia Chapier de transformar o trabalho das nossas artesãs cearenses em arte. O Projeto visa a oferecer oportunidades justas para as rendeiras do interior do Nordeste.

Há mais de 30 anos atuando como repórter, Claudia Chapier pôde em diversas viagens conhecer trabalhos lindos de artesanato que retratam uma paixão de infância, a renda. Durante algumas viagens de trabalho pelo sertão nordestino, a jornalista conheceu diversas rendeiras,verdadeiras artistas que não conseguiam explorar a arte de ser rendeira profissionalmente. Então Claudia teve o insight de idealizar um projeto com propósito de resgatar efetivamente essa cultura e agregar a renda à vida de quem vive uma vida humilde.

Projeto RendArt
Projeto RendArt

Agora no cargo de diretora de comunicação da RendArt, Claudia gosta de deixar claro o seu objetivo que não é fazer como os antigos intermediadores que apareciam nessas cidades e agrupavam as rendeiras para comprar seus produtos realizando um comércio injusto, que mais visava um lucro maior pagando pouco pelas peças e revendendo para grandes centros por um preço bem maior.

A jornalista foi até o Nordeste acompanhada pelo corpo jurídico da marca para auxiliar as rendeiras a oficializarem seus trabalhos, tirarem as carteiras de artesãs, inclusive, orientando-as e auxiliando nas emissões de notas fiscais, tornando assim, possível a elas todo o direito de um trabalhador.

“A renda sempre foi uma paixão minha. É uma arte que aprendi a reconhecer desde cedo com minha mãe. Acredito muito que o brasileiro tem começado a valorizar aquilo que é feito a mão, pois nenhuma máquina ou robô será capaz de substituir a mão do homem comandada pela criatividade e senso do belo”, comenta Claudia Chapier.

Projeto RendArt
Projeto RendArt

A marca chegou ao mercado em agosto, com uma loja em São Paulo e já negociando uma nova expansão para outras cidades no Sudeste. Nas lojas é possível encontrar rendas com diferentes gamas de acabamento, é possível encontrar rendas renascença, bilro e os bordados a mão, como o richelieu. A RendArt traz produtos para o vestuário infantil e adulto, peças para cama, mesa e banho, redes, decoração em geral e até vestidos de noiva personalizados. Tem produtos para a casa e para a família toda, por assim se dizer.

Projeto RendArt
Projeto RendArt

Os preços dos produtos são bastante variados, sendo possível encontrar peças lindas por apenas R$ 10, além de vestidos personalizados, que superam o valor de R$ 5.000. É importante lembrar que mais do que o preço do produto, a RendArt traz a oportunidade de crescimento para muitas rendeiras e suas famílias e possibilidade do consumidor saber que tem uma peça com apelo sentimental feita a mão.

Cada vez mais o mercado da moda vem nos mostrando que é importante, sim, saber quem são as vidas e as histórias que estão por trás das nossas roupas e dos produtos que consumimos. O Projeto RendArt é um projeto cheio de amor pela vida e pelas pessoas que busca implantar um comércio justo para as rendeiras, incentivando-as a fazer o que elas mais gostam para sustentar suas famílias. Vamos fazer parte?

1 comentário

  1. Boa tarde,
    Gostaria de contatos para comprar roupas de rendas nordestinas.Vou enviar para minha filha que mora fora do país e participa de uma feira de artesanatos.Já vendemos roupas bordadas a mão de Minas gerais.Gostaríamos de acrescentar as rendas nordestinas.
    Como comprar?
    Aguardo retorno
    Obrigada

Deixe um comentário