Como preparar e tratar a pele para a depilação

0
1365

depilacaoA depilação é um procedimento mais que conhecido por nós brasileiras – inclusive somos referência internacional no assunto. As altas temperaturas são um dos principais fatores que fazem mulheres e homens removerem praticamente todos os pelos do corpo, afinal, quem não deseja aquela pele lisinha para curtir uma praia?

Seja a tradicional com cera (quente ou fria), a laser (mais duradoura, mas também mais cara), com creme de remoção ou a mais simples, mas também menos efetiva, com lâmina de barbear, esse é um procedimento muitas vezes doloroso e agressivo para a pele, que a deixa irritada e sensível. A saúde da pele influencia diretamente no resultado final, portanto saber quais cuidados tomar antes e depois da depilação é fundamental para obter o efeito desejado e evitar manchas, alergias e vermelhidão no local.

Cuidados com a pele antes da depilação

Ao contrário de que muita gente pensa, hidratar a pele antes da sessão não é recomendado, pois usar cremes ou óleos deixa sua pele mais oleosa e altera a textura da cera, dificultando seu trabalho, pois podem tanto aumentar como diminuir sua aderência à pele.

Evite tomar sol pelo menos no dia que antecede a depilação, pois além de ressecar a pele, ele deixará o local mais sensível e propenso a dor. O sol também altera a cor da pele, o que pode causar manchas após a depilação.

Alguns procedimentos estéticos como esfoliar a pele são bastante importantes e devem ser realizados regularmente. A esfoliação ajuda a eliminar as células mortas, contribuindo para o crescimento saudável dos pelos e evitando que fiquem encravados. No entanto, como esfoliar a pele deixa sua camada superficial mais fina e sensível, isso causará ainda mais dor durante a depilação. Portanto é indicado não fazer isso no dia anterior, mas alguns dias antes ou após a sessão.

Descolorir os pelos é algo que também prejudica na hora de depilar e não deve ser feito antes. Os produtos usados para descolorir costumam deixar os pelos mais ressecados, podendo ocasionar quebras durante a depilação, com isso eles dificilmente serão removidos pela raiz, o que prejudicará o resultado final.

A melhor maneira de preparar sua pele para uma sessão é limpar bem o local com sabonete neutro e tomar banho com água morna, para remover microorganismos e diminuir o risco de infecções. O calor do banho também abrirá os poros, o que facilitará e muito a remoção dos pelos, além de aliviar um pouco a dor e evitar que o local fique muito irritado.

E após a depilação

Novamente o sol entra como vilão na nossa lista, evite-o por pelo menos 24 horas após sua sessão de depilação, pois a pele ainda estará muito sensível, o que certamente irá ocasionar queimaduras no local.

Faça o uso de produtos com ingredientes calmantes na fórmula, como camomila, lavanda e aloe vera. Existem no mercado diversos géis para serem aplicados pós-depilação, escolha o mais indicado para sua pele, mas certifique-se de que não contenha álcool. Essa substância em contato com a pele ainda machucada causará irritação, então evite produtos como desodorantes nas 12 horas seguintes. Óleos e cosméticos gordurosos também podem causar a inflamação dos poros (foliculite), porém o gel certo trará sensação de alívio e refrescância, diminuindo a irritação no local.

Passadas 24 horas depois do procedimento, é recomendado que você retome sua rotina de cuidados e beleza semanal, como esfoliar a pele, tonificar e hidratá-la. A hidratação imediata após a retirada dos pelos tem função reparadora, e não obstrui os poros como muitos podem imaginar. Ela também deve ser feita diariamente para manter a pele sempre macia e protegida.

Outras precauçõeswoman-legs-relaxation-beauty

Escolha uma clínica estética ou um profissional confiável, que você já conheça ou que descobriu por indicação. Certifique-se de que o local é limpo e segue as normas de higiene, esterilizando os equipamentos e não reutilizando a cera que sobrou de outra sessão, para não correr o risco de infecções.

Quando optar por utilizar lâminas de barbear, o faça em um local bem iluminado e preste muita atenção, qualquer deslize (literalmente) fará com que você se machuque. Evite também passar a lâmina sobre o mesmo lugar diversas vezes para evitar maiores danos à sua pele

Utilize roupas leves e arejadas depois da depilação, evitando peças muito justas e tecidos pesados, como o jeans. Você se sentirá mais confortável como uma roupa larga e ainda evitará assaduras e vermelhidão.

Por fim, evite fazer depilação quando estiver no período mestrual, pois a pele fica mais sensível, e nunca o faça se a pele já estiver machucada. Se estiver com alguma alergia ou ferida, aguarde até sarar senão a inflamação pode aumentar!

Somando essas dicas com aquelas básicas como beber muita água e ter uma alimentação saudável, com certeza sua pele estará sempre lisinha e bem cuidada, antes e depois da depilação.

Deixe um comentário