Modolo: hora do lanche na escola, um desafio para as mães!

0
1904

shutterstock_77082265 (1000x605)Volta às aulas é sempre um alívio, principalmente para os que trabalham o dia todo. As férias sempre exigem que estejam mais presentes com os filhos, elaborem atividades e, se não conseguem férias simultâneas, sobra toda essa energia dos pimpolhos para as babás ou terão que arrumar uma colônia de férias.

Até a realeza tem suas angustias no primeiro dia de colégio.
Até a realeza tem suas angústias no primeiro dia de colégio

Mas a rotina escolar também propõe desafios, principalmente quando irão deixá-los na escola a pela primeira vez. Alinne, Natasha e Raquel têm sentido na pele essa experiência (em breve vai ter post delas sobre isso!) e compartilhado conosco todas as angústias, inseguranças sobre a adaptação deles e, principalmente, delas para lidar com essa independência toda de Penélope, Oscar e Elis.

É empolgante acompanhar a escolha do material, da mochila, do tênis ou da sandalinha fofa que, de tão confortável, antes de ir pra escola, alguém já não tira do pé. Assim o dia a dia das mamães ganhará novas tarefas, como verificar se há uniforme limpo, checar a agenda, separar tudo para aula do dia seguinte, comprar o presente do coleguinha que vai aniversariar e, evidentemente:

O que preparar para o lanche?

comment-bien-choisir-sa-boii-te-ai-lunch

Há algumas escolas que oferecem todas as refeições durante a permanência dos alunos, como é o caso da Alinne na Suécia com a escola da Penélope. Geralmente as refeições são elaboradas, balanceadas e acompanhadas por nutricionistas, e seu filho poderá ter ótimas refeições onde certamente serão inseridos novos alimentos de maneira didática e até mesmo lúdica na dieta dele. Afinal, aprender a comer também é essencial!

No Brasil, algumas escolas oferecem também esse serviço, mas geralmente isso encarece bastante as mensalidades! Em muitas outras, como nas escolas que a Natasha e Raquel escolheram para o Oscar e a Elis, as mães podem mandar o lanche de casa, desde que seja condizente ao cardápio da escola e proíbem itens que reinavam nas lancheiras do meu tempo: salgadinhos (aqueles de isopor, corante e essência de chulé), refrigerantes, biscoitos/bolachas (como preferir) com recheios à base de gordura vegetal, balas, jujubas bombons e chocolates.

Minha mãe sempre mandava fruta, cubos de cenoura (eu adorava), batata doce cozida, suco natural, pão com geleia de jabuticaba ou amora. Eu me sentia um ET em relação aos meus coleguinhas, mas em contrapartida os meninos maiores nunca roubavam o meu lanche.

School DInners and Packed Lunches

Para facilitar o dia a dia dessas mães que, além das milhões de coisas que fazem, precisam estar sempre lindas, eu trouxe dicas para que o lanche do colégio seja uma mera trivialidade e não um transtorno.

Organize um cardápio semanal, isso vai facilitar as compras no fim de semana (quando geralmente você tem mais tempo para fazer o supermercado) e direcionar o que terá que preparar e deixar pronto para o dia seguinte durante a sua maratona semanal. Prepare uma tabelinha com os dias da semana e uma opção de lanche, um suco e uma fruta ou guloseima (há escolas que têm o dia da guloseima). O ideal é que você monte pelo menos dois cardápios para alternar entre eles.

Para montar os cardápios leve em consideração os alimentos preferidos do seu príncipe ou princesa, já ajuda bastante para evitar aquele fatídico recado na agenda: Mamãe, seu filho recusou o lanche hoje. Mas nada impede que você insira aos poucos outros sabores ou alimentos mascarados.

lanche-um-pouco-casa.001

Para os lanches, você pode usar pães integrais, mas dê preferência aos pães mais macios, que facilitam a mastigação dos pequenos e evita que engasguem com cascas muito duras. Pães de forma, leite, hot dog ou bisnaguinhas são ótimas, e todos têm suas versões integrais.

O patê para acompanhar é um curinga. Pois todo dia você pode ter um patê diferente com a mesma base.

BASE DO PATÊ

  • 250g de ricota processada (pode usar sem lactose)
  • 100g de iogurte natural  (pode usar o desnatado ou sem lactose)

Misture os dois ingredientes e mantenha em pote tampado sob refrigeração por até 5 dias.

É ai que podemos criar inúmeros patês com…

Sobrinhas!

Use sempre a proporção de 2 colheres de sopa da base para uma colher de sopa da mistura, que é a porção suficiente para 1 sanduíche. E aí vão algumas opções:

  • Beterraba cozida ou crua ralada fina
  • Cenoura cozida ou crua ralada fina
  • Brócolis cozido e processado
  • Espinafre refogado e processado
  • Atum
  • Frango Desfiado
  • Queijo parmesão ralado
  • Carne de sol desfiada
  • Salmão grelhado (sobra do almoço ou jantar) processado
  • Pimentões vermelhos refogados e processados
  • Tomates refogados e processados.
  • Caso você permita embutidos na dieta do seu filho pode fazer com eles também: Presunto, peito de peru, salsichas, todos processados.

Sempre finalize com ervinhas (salsa, manjericão, tomilho, orégano) que já tenham sido inseridas na dieta do seu pequeno gourmet e sal se necessário.

patê de beterraba
Patê de beterraba

Mande sucos de frutas, de preferência integrais, sem conservantes e corantes. Algumas marcas já oferecem esse tipo de produto no mercado. Se for você mesma a preparar, prefira extrair próximo do horário de enviar a a criança ao colégio para que não haja tanta oxidação e também evite coar para manter as fibras.

sucos1

Envie frutas já higienizadas e cortadas para facilitar o consumo. Uvas preferencialmente soltas do cacho e sem caroços, melancia sem os caroços e cortada em cubos. Frutas que oxidam como maçã, ou pêra, podem ser enviadas com um pouco de suco de laranja para evitar o escurecimento e até dar um saborzinho a mais.

still-de-videos-com-dicas-de-lanches-saudaveis-para-levar-a-escola-1456166736290_1920x1080

Dentre as guloseimas, que não devem ser diárias, você pode mandar cookies integrais com frutas secas como passas, damascos ou castanhas. Fatias de bolos integrais com alguma geleia de fruta processada como cobertura, ou bolos que já tenham fruta na massa, como bolos de banana, cenoura, abacaxi ou maçã. Iogurte natural batido com alguma fruta e adoçado com mel.

É importante checar se na escola há estrutura de refrigeração para manter o lanche conservado, sem riscos de contaminação, até a hora do consumo. Caso não haja, investir numa boa lancheira térmica será fundamental para saúde do seu baby.

GettyImages-496660093-56a778af5f9b58b7d0eac784

Com todas essas dicas ficou fácil montar o cardápio semanal dos pimpolhos. Outra proposta, já com crianças maiores, é desenvolver a atividade em conjunto para que eles ajudem a montar o cardápio. Você pode colocá-los para auxiliar, também, no preparo do lanche. Além de ser uma atividade onde compartilharão de um tempo juntos, os estarão preparando para um outro momento, quando eles forem para um intercambio, para faculdade, morar só e precisarem fazer sua própria comida.

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

Deixe um comentário