Só tem no Brasil: comprinhas que pedi pra minha mãe trazer na mala

0
2372

Sabe aquela ousadia, aquele molejo, aquelas cores na moda que a gente ama no Brasil? Não tem na Suécia, meninas! Por aqui, o lagom é filosofia e estilo de vida praticado em tudo e por todos.

Livro pra quem quiser saber mais
Livro pra quem quiser saber mais

Lagom é a palavra sueca que significa moderado, nem a mais nem a menos. O equilíbrio perfeito, o ideal. No país da social-democracia, com impostos muito altos, salários muito altos, custo de vida muito alto e justiça social muitíssimo alta, a grande maioria da população não é nem rica nem pobre, tem o necessário pra viver com dignidade (falo longamente sobre isso neste link).

Morando há dois anos por aqui, acho o lagom genial, principalmente sendo mãe e querendo ensinar pra minha filha que ser é muito mais importante do que ter. Porém o lado fashionista sofre um bocado. Sabe o que é as lojas lançarem coleção atrás de coleção e tudo ser preto, cinza, branco e bege, no máximo um marinho e um militar?

A título de ilustração, entrei no site da loja Lindex e cliquei nas novidades. Estas são as peças mais novas. Estamos no verão.
A título de ilustração, entrei no site da loja Lindex e cliquei nas novidades. Estas são as peças mais novas. Estamos no verão.

Saudade estampa, saudade cultura pop, saudade cores vibrantes! A vida por aqui é boa, mas às vezes muito basiquinha. Aí sempre que vou pra Fortaleza ou minha mãe vem me visitar aqui, compro um monte de coisas pra dar uma animada no closet e na casa.

Desta vez, dei preferência a comprar de marcas independentes, novas e democráticas, porque comprar brusinha nas fast fashions tá cada vez mais puxado (por mil motivos, entre eles falta de numeração, falta de qualidade, falta de criatividade, preço alto, trabalho escravo) e é muito mais massa apoiar a galera – principalmente as mulheres – que estão preenchendo esses vazios e empreendendo.

Já falei demais, agora vai minha lista de comprinhas:

Lela Brandão

lela-brandao-camiseta-exausta

A Lela é ilustradora, feminista, cria conteúdos incríveis no Instagram e no YouTube e tem uma lojinha online onde vende prints e camisetas. Desta vez encomendei duas camisetas, a Exausta e a Revolucionária – tudo o que eu sou/tento ser todos os dias.

lela-brandao-camiseta-revolucionaria

787 Shirts

787shirts-camiseta-grl-pwr

Uma marca all sizes que assina as peças com um bordado PWR, de girl power. Como não amar? Eu já tinha comprado umas camisetas em janeiro, mas não chequei a tabela de medidas, comprei no tamanho errado e como passei só 15 dias no Brasil, não tive tempo hábil pra fazer a troca. Duas serviram, duas eu guardei pra depois dar de presente pra alguém.

787shirts-camiseta-lilas

Desta vez conferi tudo, as opções vão do PP ao G6 e pedi as minhas num tamanho que acho que vão ficar larguinhas. O pacote chegou na minha mãe, mas veio só com uma camiseta. Mandei email, e elas responderam muito rápido pedindo desculpa e dizendo que iriam enviar a outra que ficou faltando no mesmo dia. Atenciosíssimas e pós-venda lindo.

Ah! A 787 tem também jeans, alfaiataria, legging, um monte de coisa! Vale a pena ver!

Pantys

A gente já falou de Pantys por aqui, a marca nacional de calcinhas absorventes. Eu só tenho uma, mas o período da minha menstruação que eu passo com ela é sempre o melhor de todos.

pantys-calcinha-absorvente-menstruacao-hotpant-preta-plus-frente-2_d03d876e-de7e-4ed8-ba79-4624768eef84_2000x

A Suécia é superavançada nas questões de sustentabilidade, cuida tão bem do próprio lixo que precisa comprar lixo de outros países (recicla o que é reciclável, o que é orgânico vira biogás que alimenta o transporte público e o que não se aproveita pra nada é queimado em usina e transformado em energia/aquecimento), mas não tem calcinha absorvente!

Coletor menstrual tem em farmácia, supermercado, loja de departamento. Uma marca independente ou outra produz absorventes de pano, mas nada de calcinha menstrual. Quem usa aqui compra a Thinx, famosa marca americana. Poderia importar, mas preferi comprar a que já conheço, que tem tamanho plus size e que custa mais barato também. Por isso minha mãe vai trazer TRÊS novas Pantys pra mim

Cantarola

Quem tem criança e gosta de meias coloridas, divertidas e estilosas precisa conhecer a Cantarola. A marca começou só com meias infantis, mas hoje já tem pra adulto também (ebaaa) e roupinhas diferentonas pros pequenos.

cantarola-meias-divertidas

Aqui na Suécia todo mundo usa meia o tempo todo, porque metade do ano faz frio, e as pessoas têm o costume de tirar o sapato pra entrar em ambientes fechados, tipo casa (a própria e a dos outros), e até no trabalho (os ambientes mais informais). Quando não estão só de meia, usam inneskor, um par de calçados que não sai de dentro de casa.

Isso acontece porque no inverno as botas chegam cheias de neve e molham tudo, então todo mundo tem uma sapateira logo na entrada. No resto do ano, tem chuva, tem areia, então o costume fica valendo pra todas as estações.

cantarola-roupas-divertidas

Sendo assim, ou a galera meia preta, porque é mais fácil de lavar, ou então apostam em modelos supercoloridos, como os da Happy Socks, que não por acaso é sueca – e cara. A Cantarola é tão linda (ou mais linda ainda) quanto a Happy Socks, e o preço é maravilhoso! Vou comprar meias e leggings, sim!

Tok & Stok

No país da Ikea e do design democrático, não há excessos. E eu sou uma pessoa bold, uma pessoa pop, uma pessoa colorida. O mesmo que falei sobre roupas vale pra roupas de cama. Até tem muito móvel, luminária e acessórios coloridos pra casa, mas faz dois anos que só tenho roupa de cama sem emoção.

Da última vez que fui ao Brasil, comprei um jogo de lençol maravilhoso na Tok & Stok: cinza escuro com ilustrações coloridas, e um lençol de baixo mescla, tudo de malha. Que coisa deliciosa é lençol de malha!

A loja entrou em promoção, e eu não encontrei mais meu lençolzinho de malha, mas achei a cama e o quarto dos meus sonhos:

tokstok-ana-strumpf-follow-01

OLHA ISSO!

tokstok-ana-strumpf-follow-02

Pelo amor de Deus, isso é uma ignorância de tão a minha cara! Essas estampas MARAVILHOSAS são da designer Ana Strumpf, que assina a coleção Follow Your Dreams na Tok & Stok. Eu comprei em janeiro uma saboneteira com aquela boca vermelha (que eu uso de porta-anel na minha penteadeira) e quando vi que tinha o edredom, já liguei pra minha mãe e falei que ela tinha que comprar aqueles sacos a vácuo pra poder fazer ele caber na mala dela, haha!

Tô passando mal com tudo o que ela criou pra loja. Clica aqui pra ver!

Então é isso, já escrevi demais, já comprei demais… Mas no Brasil também tem uma coisa que na Suécia não tem: parcelamento no cartão de crédito! Ô coisa gostosa é comprar a prazo… hehehe!

Alinne Rodrigues