Intercâmbio: Para aprender duas línguas e morar em duas cidades no Canadá

1
1552

Hi, Bonjour!

Será um prazer estar dividindo com vocês experiências de intercâmbio, dando dicas e também contando um pouquinho sobre nossa vida canadense.

Nesta primeira coluna, decidimos falar sobre o nosso Programa 2 em 1. Foi um pouco difícil escolher o tema, mas como este programa reflete bem o que é o Canadá, achamos que seria legal contar um pouquinho dele para vocês.

intercambio canada dois em um

Camilla e eu sempre estamos buscando criar alguns programas diferenciados para nossos intercambistas, já que moramos aqui e temos a facilidade de ter uma relação próxima com nossas escolas parceiras e de conhecer bem as particularidades do país.

A ideia do programa é que o estudante aprenda 2 idiomas em um mesmo intercâmbio ou que ele more em duas cidades diferentes no Canadá. Não sei se todo mundo sabe, mas o Canadá é um país bilíngue constitucionalmente. Apesar das brigas políticas internas entre o lado francês e inglês, você pode viver em uma cidade completamente bilíngue como Montreal e aprender ambos os idiomas de forma perfeita.

montreal downtown
Montreal é totalmente bilíngue, além de supercharmosa

Esse bilinguismo é algo que não damos muita importância, mas no momento que você entra neste mundo é muito legal. Você não acredita que uma pessoa pode falar perfeitamente o inglês (sem sotaque) e de repente ela muda para o francês (também sem sotaque). Isso é possível, e em Montreal você vê o tempo todo e fica se perguntando: como pode?

Confesso que minha cabeça ficava, ou melhor, ainda fica um pouco perdida com tantas línguas. Já que eu falo além do português (minha língua materna), o espanhol (eu, Thais, morei na Espanha durante minha época da faculdade). No início, quando cheguei, meu inglês era intermediário (nível Brasil), e o meu francês era praticamente zero. Não foi fácil, não, às vezes me perguntava se eu ia conseguir falar as duas sem confundir tudo. Decidi primeiro estudar o francês e depois de terminado fui melhorar meu inglês, tudo aqui em Montreal, e hoje falo os dois idiomas.

Bom deixa de papo furado, quero explicar melhor para vocês qual é a ideia do Programa 2 em 1.

A ideia principal é o estudante sair trilíngue do Canadá. Se você gostaria de estudar o inglês e o francês, você poderá dividir seu intercâmbio em dois: primeira parte você estuda o inglês em Montreal ou Toronto ou Vancouver ou qualquer outra cidade menor como London, por exemplo. Depois de terminado seu inglês, você parte para o francês. Aí a ideia é estudar o francês ou na cidade do Quebec ou em Montreal.

QuebecCity
A cidade de Quebec tem atmosfera europeia

O mínimo que recomendamos deste programa são 6 meses, porque você teria 3 meses para se dedicar a cada idioma. Três meses é um tempo bacana, principalmente para os que não são zerados no inglês ou no francês. Se não é o seu caso, o ideal seria ficar 1 ano ou 10 meses.

Imagina você fazer um único intercâmbio e voltar para o Brasil trilíngue? Isso é possível, e o país que te permite é o Canadá.

Toronto é uma metrópole cosmopolita e anglófona
Toronto é uma metrópole cosmopolita e anglófona

Agora se você não quer de forma alguma aprender o francês, você poderia fazer o inglês em duas cidades diferentes. Também é bem interessante, porque o Canadá é um país superdiversificado em questão de paisagens naturais e cultura. Então conhecer duas cidades como Toronto e Vancouver são experiências completamente diferentes. Fora que trabalhamos com cidades pequenas e bem desconhecidas dos brasileiros como Halifax, Winnipeg, Saskatoon entre outras.

Vancouver: mar, montanha e muita natureza
Vancouver: mar, montanha e muita natureza

E se você já é fluente no inglês e quer só estudar o francês, também seria possível estudando em 2 cidades: no caso Montreal e Quebec. Com certeza a experiência será inesquecível, já que são cidades encantadoras e particulares.

Fica aqui nossa dica de programa diferenciado de intercâmbio que você pode investir e valerá muito a pena. E, como já falei no vídeo, o Canadá é um país maravilhoso em termos de multiculturalidade, abertura e liberdade de expressão aos estrangeiros, estrutura das cidades, transporte público, segurança, qualidade de ensino.

E tem promoção: As 10 primeiras pessoas que entrarem em contato com a Hi Bonjour através da Penteadeira Amarela (tem que dizer que viu a promo aqui!) e fecharem um intercâmbio vão ganhar um iPod Shuffle de presente!

Gros bisous à tous! Kisses to all!
Beijos em todos e até a nossa próxima coluna, em 2 de junho.

Obs: Em 2 de junho será Camilla, mamãe de primeira viagem, que irá conversar mais com vocês sobre intercâmbio em família!

Hi Bonjour Intercâmbio
Últimos posts por Hi Bonjour Intercâmbio (exibir todos)

1 comentário

  1. Olá, tudo bem? Estava pensando em fazer isso! Mas com 14 meses…no caso ficaria 6 meses em Vancouver e 8 meses em Montreal! Mas tenho medo de prejudicar o inglês quando estiver aprendendo francês…o que vcs acham? Da pra sair fluente do francês com 8 meses?

Deixe um comentário