Moda: Sapato baixo com vestido de festa pode?

4
6794

altos x baixos

Ontem rolou um bafafá grande no Festival de Cannes. Uma revista revelou que um grupo de mulheres foi impedido de entrar em uma exibição de filme porque não estava usando salto alto. Todas as matérias que li justificavam a falta do salto pela idade: eram mulheres de mais de 50 anos, com problemas de saúde que as impediam de usar salto.

A polêmica foi desmentida pelo diretor do festival, que disse que só é obrigatório o traje de gala e que os convites não especificam a altura dos saltos. Mas, gente, essa história é toda muito esquisita, em pleno 2015, em pleno ressurgimento do feminismo, da liberdade, no momento em que a gente tá conseguindo tomar as rédeas e dizer pro mundo que a gente usa/faz o que quiser!

cannes 2015

Levando esse discurso pro festival e pra todos veículos que replicaram a matéria, ensinamos: a mulher pode usar salto baixo mesmo sem ter mais de 50 anos e mesmo sem ter problema de saúde. E ela vai ficar linda também, porque hoje, há espaço para todos os estilos, todas as belezas, todas as escolhas.

flats melk zda dfb 2015
Toda a diversidade de looks com flats no desfile de Melk ZDa

Acho salto lindo e adoraria conseguir usar. Mas não consigo. Até 2012 eu ainda arriscava, porque ia de carro pra todo lugar e só caminhava do estacionamento até minha mesa.

Mas depois de 1 ano e meio morando fora e andando de bicicleta, metrô e ônibus, abracei as flats e nunca mais larguei. Incorporei o estilo e não me arrependo. É uma escolha pessoal e sempre ficava admirada ao ver mulheres arrumadíssimas e de salto alto caminhando na rua e correndo pra pegar transporte público.

dfb 2015 flats
Alguns baixinhos (e uma flatform) do DFB 2015

Fiquei meio por fora das semanas de moda este ano, por isso foi só no Dragão Fashion que eu percebi a quantidade de estilistas e marcas apostando nas flats, flatforms e saltinhos minúsculos pra compor os looks. Sorria cada vez que via um desses na passarela – e acho que as modelos também!

Foi só eu pesquisar um pouquinho os desfiles do SPFW e do Fashion Rio pra encontrar looks da Maria Filó, da Osklen e do Ronaldo Fraga com sapatos baixos.

spfw flats 1

Pra mim, elegância, poder e sensualidade têm a ver com autoestima, com segurança, com a mulher se sentir linda com a roupa que está vestindo.

spfw flats 2

 

Uma mulher de flat pode ter uma atitude muito mais poderosa e confiante do que uma que não se sente confortável em um salto alto maravilhoso. E, com isso, se destacar naturalmente.

salto-alto

Feminilidade está muito além do seu sapato. Vem de dentro pra fora.

4 comentários

  1. Sempre tive problemas com salto. Vivo dizendo que tenho “as canelas finas demais” e me acho uma garça de salto. Nas últimas formaturas e casamento que fui usei vestidos e saias longas com sandálias rasteirinhas (tenho uma da colcci super confortável e que quebra um galho tremendo). Só digo uma coisa: melhor look de festa pra sempre, não preciso tirar sapato pra dançar a noite toda e saí carregando aquele monte de coisa na mão. Mas ainda hoje muita gente diz que é brega ou inapropriado. Eu não acho e vou casar casar de all star branco e se reclamarem eu vou descalça. Adorei a matéria.

    • ARRASOU, Milaynne! Eu casei de Melissa, mas troquei a roupa da igreja por um vestido curto e um tênis pra curtir muito a minha festa. Sobre quem diz que é inapropriado, só posso responder que já foi proibido entrar no cinema sem estar com roupa de gala. Ou seja, dress code tá aí pra ser desconstruído, né não?

      Obrigada pelo comentário, linda! Beijo

  2. Adorei a matéria, sou alta e sempre usei salto, mas agora tenho a formatura da minha melhor amiga e o lugar é o mesmo que foi a minha e pra aproveitar foi preciso tirar, aí estava buscando ideias pra não precisar usar e a matéria me ajudou muito, parabéns pelo trabalho 😀

  3. Tenho mais um casamento pra ir adivinhem? Vestido longo é vou de sapato baixo meeesmo, sou alta demais com salto passo do meu noivo fica horrível pra fotos.

Deixe um comentário