Modolo: Sabia que um cozinheiro também precisa cuidar da pele?

1
194

Tudo na vida tem momento e hora. Sendo assim, este é o momento e hora de reatar de vez os laços com o Penteadeira Amarela. Fiz algumas participações no blog em 2013, mas sempre acompanhei e acreditei no projeto, e agora me torno definitivamente Penteadeira Team.

Escrever sobre gastronomia para o site transcenderá o clichê da receitinha e da dica sobre o lugar bacaninha para comer. É logico que vez ou outra teremos pautas deste tipo, porém a ideia é desenvolver temas transversais relacionados a gastronomia, mas que envolvam beleza, moda, comportamento e estilo de vida para dar mais a cara do Penteadeira Amarela.

PICSELI
PICSELI

Abrirei este reencontro com um assunto pouco explorado nas cozinhas, quase não abordado nas reportagens e que não aparece nos programas de televisão. Na contramão do glamour das cozinhas televisivas onde brilha o inox, do requinte dos pratos com ingredientes rebuscados, das dólmãs de piquet assinadas por estilistas, há um profissional exposto por horas ao calor intenso, vapores e gordura excessiva.

Esta longa exposição ao ambiente quente que pode atingir temperaturas médias acima de 45°C geradas por inúmeras bocas de fogão, panelas fervendo, fritadeiras, chapas, grelhas e fornos trabalhando incessantemente que podem causar muitos danos à pele de quem cozinha.

John Legrand
John Legrand

O ar quente é o responsável por transmitir radiação infravermelha, que é propagada por tudo que produz calor na cozinha. Sendo assim, são ocasionados danos severos, já que a radiação penetra nas camadas profundas da pele, prejudicando a produção de colágeno e provocando o envelhecimento precoce. Com a exposição constante, também podem aparecer melasmas (as famosas manchinhas) que, se não cuidadas, podem evoluir até mesmo para um câncer de pele. Então, para estar bem na foto, os cozinheiros tem que ter atenção à saúde da sua pele. Conheça alguns dos cuidados:

1. Use produtos com antioxidantes antes e após a exposição ao calor intenso para reduzir os efeitos da radiação infravermelha, combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno da pele. Indico o Derma Complex Vitamina C da Adcos ou o Ivy C da Mantecorp Skincare (que eu uso e gosto muito). Ambos em gel, eles possuem vitamina C, o que aumenta o poder de penetração na pele. Em combinação com as Nanoesferas de retinol, resultam em uma ação antioxidante potencializada dando melhores resultados na prevenção das manchas.

2. Paralelamente, inclua antioxidantes na sua dieta: frutos ricos em vitamina C, acerola, laranja, tangerina, o açaí, a amora, o morango e a romã. Abuse do suco de uva integral ou tome uma taça de vinho tinto diariamente (prática adotada e que eu faço sem sacrifício algum).

jamie-street-94242

Jamie Street

3. Faça regularmente limpeza profunda de pele com profissionais habilitados. A exposição constante a vapores cheios de partículas de gorduras aumentam a oleosidade da pele, ocasionando o entupimento dos poros e acumulando sujidades que podem causar o aumento de cravos e espinhas. Para evitar também esse acúmulo de gordura nos poros, crie o hábito de lavar o rosto regularmente com sabonetes anti-oleosidades. Eu particularmente uso o gel de limpeza facial Sébium Gel Moussant da Bioderma e lavo o rosto antes, no meio turno a ao final.

Sébium Gel Moussant da Bioderma

4. Faça semanalmente uma esfoliação para promover a renovação celular e o estímulo da produção do colágeno. Você pode usar um gel esfoliante ou um sabonete para fazer esse processo durante a limpeza da pele ou pode ser feita também pelo profissional durante o mesmo processo.

5. Use sempre protetores solares e refaça a aplicação constantemente de 2 ou 3 vezes durante o turno de trabalho. Importante usar um protetor que não tenha base gordurosa, pois a gordura somada a alta temperatura do ambiente pode causar superaquecimento da pele, micro-queimaduras e, consequentemente, manchas. Uso sempre o protetor Antioleosidade Anthelios Airlicium FPS 70 da La Roche-Posay.

protetor-solar-anthelios-airlicium-fps-70-50g-pacheco-533750

6. O mais importante: Hidratação! Utilize sempre hidratantes, principalmente após os turnos de trabalho para repor a hidratação perdida pela longa exposição ao calor. Antes de ir para a cozinha, prefira os que não têm base gordurosa para não superaquecermos a pele e evite os que têm odores. Nesse caso, temos no mercado inúmeras opções e eu não tenho um predileto.

Caso o leite já tenha derramado, não adianta chorar, procure um dermatologista ou um esteticista capacitado e habilitado para procedimentos reparadores, como peelings. Descobri isso da pior maneira possível, com aparecimento de manchas na região das maçãs do rosto, nariz e testa. Decorrente disso, tive que me submeter a seis meses de tratamento com aplicação de ácidos combinados (Vitanol A e Vitacid Plus) sob orientação médica e estou fazendo uma serie de 5 seções de peeling químico, cujo resultado foi surpreendente.

caroline-attwood-301748

Ah, todos esses cuidados valem também para quem se aventura entre as panelas na sua casa, pois os efeitos são os mesmos, claro que em menor proporção, mas com a constância o acumulo é tão prejudicial quanto.

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

1 comentário

Deixe um comentário