Modolo: Kit de sobrevivência na selva… quero dizer, cozinha!

0
102

mochila-aviaco-antiga-sobrevivencia-selva-planave-D_NQ_NP_9738-MLB20021405804_122013-F

Semana passada falei de algumas dicas para sobreviver na selva, quero dizer cozinha! Mas para isso, todo soldado precisa de um Kit de sobrevivência.

Vou elencar 5 utensílios básicos que toda cozinha deve ter.

Falei que, para chorar menos com as cebolas, as facas são mais!

Então qual faca é essencial para esse kit?

Número 1: Faca Chef ou Universal.

A faca chef é a faca mais versátil, porque com ela você consegue fazer tudo, cortar, laminar, filetar, desossar. Os requisitos para uma boa faca são: ter lâmina em aço inox, cabo firme, preferencialmente contínuo à lâmina e de material resistente. Cabos de madeira por exemplo, deterioram, retêm umidade e podem causar contaminações soltando farpas ou criando colônias de fungos e bactérias em suas ranhuras úmidas. Os melhores cabos são os de inox ou de policarbonato com fibra de vidro. As facas de cerâmica são perfeitas, pois raramente perdem o corte, mas requerem muito mais cuidados e são bem mais caras.

528d285dac87b

Para evitar acidentes com essa arma, lave sempre pelas costas da lâmina, pois assim não corre o risco de sua mão escorregar e passar pelo fio. Sempre guarde nas gavetas com a lâmina para o fundo e o cabo voltado para a saída gavetaMantenha a lâmina voltada para as laterais, assim uma mão desavisada não dá de encontro com a lâmina e resulta naquele belo corte.

Número 2: Chaira ou afiador.

chaira-de-aCo-century-tramontina-12065-1

É aquele utensílio que parece uma espadinha. Muita gente não sabe nem pra que nem como se usa. Ele é utilizado para manter o fio de corte das facas. Para isso, devemos deslizar o fio da faca de fora a fora com uma angulação de cerca de 15º pelos dois lados. Esse movimento deve ser feito repetidas vezes e direcionado do cabo para a ponta da chaira para evitar que a lâmina da faca, que está sendo afiada, venha de encontro a sua mão e cause um acidente. A chaira só serve para manutenção do fio, portanto é importante usá-la sempre entre as atividades de corte, principalmente após corte de coisas mais rígidas. Agora, se o fio da sua faca já se perdeu há muito tempo, só o próximo item pode te salvar.

Número 3: Pedra para amolar ou amoladores

1 pedra-movefer-2

Esse processo é mais agressivo com a faca, pois ele consiste em desgaste severo da lâmina para refazer o fio de corte. Para que ele seja refeito, a angulação da faca, o movimento e força aplicados têm de ser precisos e requerem prática. Mas não se desesperem, pois há profissionais que realizam esse serviço ou você pode recorrer a amoladores que têm duas rodinhas de cerâmica na parte interna, posicionadas na angulação ideal, alguns com rotação elétrica, e que basta você passar a faca entre elas do cabo à ponta para refazer o fio. São mais caros que a pedra, mas valem cada centavo.

1 amolador capa3

Número 4: Placa de corte

Não usamos mais o termo tábua, porque tábua é madeira, e madeira lasca na cozinha… Literalmente! Umidade, farpas, fungos, bactérias e pessoas doentes.

1 placa-de-corte-2-faces-com-canaleta-30-x-50-cm-branca-101-pronyl-pny-101

Portanto o mais indicado são placas de polietileno, vidro temperado ou silicone. As de polietileno ou de silicone são ótimas placas, muito higiênicas, porém, com o passar do tempo e muito uso, elas vão criando fissuras profundas que acumulam resíduos, umidade, fungos, bactérias e podem causar contaminações como na madeira, portanto precisam ser frequentemente substituídas.

O vidro não tem esse problema de criar fissuras com o uso, sendo mais higiênico e durável, porém sua rigidez acaba com o fio de corte da faca além de fazer muito barulho durante os cortes.

1 -Placa-de-corte-de-vidro
Placas de corte de vidro

Então, se você preferir a placa de vidro, tenha também um protetor auricular, obrigatoriamente uma chaira e um amolador.

Numero 5: Espátulas e colheres de silicone

Melhor coisa que já inventaram para a cozinha!

_0011_Espatula-Silicone-weck-25093-5045

Todas as cores e tamanhos, formatos anatômicos que deslizam, não arranham o teflon nem o inox, raspam todo o fundo da panela de brigadeiro sem deixar nenhuma raspinha – para o terror da geral.

71FbszIJ3YL._SL1200_e6ee4e31-7f1f-4f48-a686-da5993d84517

Ao comprar sua espátula, prefira cabos em inox ou revestidos com o próprio silicone, pois cabos plásticos derretem. Tenha também o cuidado de verificar se o silicone é termo-resistente para evitar que derreta sob altas temperaturas e se torne parte da sua refeição.

Com esses 5 utensílios você tem um kit básico para se aventurar em qualquer receita. É lógico que você ainda precisará de tigelas, panelas, assadeiras… mas isso é assunto pra outra coluna.

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

Deixe um comentário