Circuito gastronômico 2018: 10 lugares em Fortaleza que você precisa conhecer

0
11441

fortaleza

Começando o ano e eu, Modolo, colunista de gastronomia do Penteadeira Amarela, elenquei os 10 lugares que, se você ainda não conhece, não pode deixar de ir em 2018. E, se já conhece, é sempre bom retornar e explorar novas possibilidades. São lugares que tenho sempre prazer em ir, e vou contar o que me cativa em cada um.

Para facilitar, eu dividi em 3 categorias e opções para todas as vibes.

PARA PETISCAR E BEBERICAR

/bru/ – Cerveja e Café

imagem-26.jpg

Desde que conheci, se tornou um dos meus preferidos para petiscar e bebericar. Agora a casa está com 7 opções de chopps artesanais em torneiras, além das cervejas artesanais da carta. Para quem curte cervejas, é sempre uma boa pedida porque dá pra explorar muito bem os sabores, aromas e estilos.

O que eu gosto nos petiscos é que não tem muita firula, é o simples muito bem feito. Os meus preferidos são o bolovo (claro) e o caldinho de feijão. O /bru/ fica na avenida Júlio Abreu, 160, e funciona de terça a sexta a partir de 16h e sábado a partir das 11h.

Engenho do Dedé

joelho-de-porco-ter-a

A casa é uma marca que chegou de Manaus em Fortaleza no final de 2016 e acho que já pegou. O que é mais bacana de lá é que você pode petiscar os inúmeros queijos, embutidos e conservas do empório, as comidinhas de boteco do cardápio, com destaque para os dadinhos de tapioca, ou saborear pratos da típica cozinha mineira.

O meu preferido é o joelho de porco à pururuca, que está sempre impecável. Para beber tem desde ótimas cachaças, cervejas artesanais a até alguns rótulos de vinho.  O Engenho funciona todos os dias, das 11h até o último cliente. Domingos e feriados, a partir das 12h. Fica no shopping Iguatemi.

Órbita Blue

orbita 5

Para quem que gosta de um beberico à beira mar, nada como a barraca queridinha do momento. Gente bonita, paquera, drinks muito bem elaborados são o ponto forte da casa, e uns petiscos que acompanham bem a vibe, mas sem muita diferenciação do que encontramos nas demais barracas.

Você pode ter alguns problemas com atendimento, que não é o forte deles e nem das demais barracas na Praia do Futuro, principalmente em dias de lotação. Mas vale a pena se você tiver resiliência e quiser curtir o pé na areia e a brisa do mar — respira fundo e sem estresse! A barraca funciona de terça a domingo a partir das 9h e fica na avenida Clóvis Arrais Maia, 3849 – Praia do Futuro.

PARA COMER BEM

Le Marché

le marche
Foto de Pelos bares da vida

A cozinha é comandada pela chef Marie Anne Bauer, que conheci ainda na época que comandava o L’Ô. Marie busca sempre trazer uma novidade fora do cardápio enaltecendo produtos frescos e sazonais disponíveis.

Com fortes traços franco-alemães por conta de sua origem, a chef sempre me aproxima de um paladar familiar. Os meus queridos da casa são os escargots de entrada, sempre muito bem preparados; o filé ao poivre, que a chef não erra o ponto; o confit de pato com molho de laranja, os profiteroles para fechar ou o crumble com sorvete de gengibre.

Não posso deixar de destacar o joelho de porco que muito sazonalmente Marie Anne faz e que vale a pena a espera (tipo Copa do Mundo pra quem ama futebol). A casa funciona de terça a sábado a partir das 18h e aos domingos das 12h às 16h30 e fica na Praça Pelotas, 41 – Mercado dos Pinhões.

Tilápia Restaurante

tilapia restaurante

Sob a Batuta do chef Valdir Nascimento, a casa é pra quem gosta de comida regional de raiz e busca pratos bem típicos como o capote na lata, com algum refinamento. Um ambiente familiar, de pratos fartos e muito bem executados.

O chef sempre nos recebe com um delicioso caldinho de peixe muito bem temperado que é a marca da casa e prepara o paladar pelo que vem pela frente. Os meus pratos prediletos de lá são as deliciosas patolas de caranguejo cozidas no vinho branco, o carneiro confitado e os cajus flambados para fechar a conta e passar a régua.

O Tilápia fica na Rua Vicente Leite, 1131Aldeota. Funciona de terça a quinta, das 11h30 às 15h e de 18h à 0h; sexta e sábado, de 11h30 à 0h e aos domingos, de 11h30 às 18h.

Orgânico

organico

Pra quem está numa vibe fitness e também não tem muito tempo a perder, o Orgânico chega com a melhor opção de self-service nesta linha. Instalado nos dois principais shoppings da cidade, RioMar e Iguatemi, oferece muitas opções de saladas, vegetais grelhados, gratinados e uma boa variedade de carnes, aves e frutos do mar.

O restaurante tem me salvado para não sair da dieta nas horas de pressa e sem tempo para cozinhar. Adoro as saladas de grãos, quinoa, abobrinhas e o ceviche, além de ser um dos poucos lugares em Fortaleza que consigo comer linguado e sempre acertam com o salmão.

Além do restaurante, você pode aproveitar a mercearia com muitos produtinhos interessantes, frutas e vegetais frescos. O restaurante funciona de acordo com as praças de alimentação dos respectivos shoppings.

PARA ADOCICAR A VIDA

Tortelê

torteleComandada pela minha querida chef Carolina Batista (Carol), tem pra mim o sabor mais delicado da cidade no quesito confeitaria, porque cada produto tem, além de açúcar, amor como ingrediente especial. Sempre com festivais que já se tornaram tradição na cidade como o do morango e o dos mil folhas, a confeitaria oferece opções de tortas em tamanho maior e tamanhos individuais para matar a vontade.

A minha torta preferida é a de morango com leite ninho que, há muitos anos, brinda meu aniversário sempre quando o passo em Fortaleza. Sem deixar de lado as tortas com brigadeiro que agradam a todos os paladares.

Não dá para falar em Tortelê sem ressaltar as perfeitas coxinhas, sempre fresquinhas e crocantes, embora não estejam na categoria Para Adoçar a Vida. A confeitaria tem duas lojas na cidade: a Sul fica na República da Armênia, 1170 e funciona diariamente das 12h às 20h, e a loja da Aldeota, que fica na Vicente Leite, 1422 e funciona de segunda a sábado das 10h às 19h30.

Aimê Café

img_9127.jpg

Sem a pretensão de ser uma confeitaria de peso no cenário gastronômico de Fortaleza, a Aimê aposta no simples. Nem todo dia  a gente está pra chantilly e confeitos! Então pra quem está querendo aquele bolinho fofinho, molhadinho e com sabor bem caseiro tem que conhecer os produtos da dedicada Ana Lúcia. Sempre há o bolo do dia, e se der sorte, vai encontrar o maravilhoso de rapadura ou de limão. As bruaquinhas com geleia também são ótimas pra um chá da tarde ou um bom café. A casinha de vó fica na Barão de Studart, 2821 e funciona de segunda a sábado das 9h às 20h30.

Bellucci

belucci

Como estamos numa cidade quente, nada como adocicar a vida e ainda se refrescar. E a Bellucci é uma das sorveterias que mais me encanta na cidade. São dois os pontos que me cativam: um é o compromisso com a origem e os processos para fabricar o sorvete nos moldes italianos, e o outro são os sabores sempre ousados da casa.

Andrea está sempre criando um sabor novo que encanta, além de manter a qualidade nos tradicionais, como o de pistache (pistacchio puro). O meu preferido é o de maçã com gengibre (mela e zenzero), sabor muito refrescante para dias bem quentes. A gelateria tem duas casas, uma na Frederico Borges, 625, que abre sempre a partir de 12h e fica até 1h na sexta e no sábado, e a loja do Iguatemi, que funciona de acordo com os horários do shopping.

A COZINHA DO MODOLO

Indie Café Bistrô

indie-caf-bistr-trio-nordestino

Quem quer petiscar e bebericar, comer bem, adocicar a vida e de quebra conhecer as minhas influências gastronômicas, precisa conhecer o Indie. Assino o cardápio de lá desde que a casa nasceu, há 7 anos, como contei na coluna dedicada ao restaurante, e sempre trazemos novidades.

O cardápio oferece opções para todos paladares. Procuro elaborar sempre pratos da gastronomia internacional, usando as técnicas das escolas que me formaram, mas me valendo das influências familiares com toques de ingredientes regionais.

Os meus pratos prediletos do cardápio são: camarões crocantes de entrada, que têm a pegada da cozinha da cidade litorânea, traz os sabores do mar acompanhados de um molho de alho que é uma receita da minha mãe; Trio Nordestino, que foi um prato que fez sucesso num jantar harmonizado que realizamos e acabou entrando pro cardápio e que reúne carne de sol de filé, feijão verde com queijo coalho e chips de macaxeira; sorvete de pimenta síria, uma criação para o cardápio de comemoração do primeiro aniversário e que compõe e agrada paladares até hoje com seu sabor ousado, que gela, aquece e explode no paladar com o perfume de todas as especiarias que compõem a mistura.

O grande diferencial do cardápio é que tudo é produzido pela casa, desde os pães que acompanham as entradas, as massas e os sorvetes que acompanham as sobremesas. Para isso usamos sempre ingrediente frescos, selecionados e produzimos pouca quantidade para evitar longos períodos de armazenamento. O Indie fica na Vila Bachá, 05 e funciona de terça a sábado a partir das 18h.

Estes são os 10 lugares que eu gosto e que vocês precisam conhecer e explorar em 2018. Quem sabe numa dessas nos encontramos em alguns deles para trocarmos figurinhas?

Deixe um comentário