Presentes de Natal sustentáveis

0
1098

A gente passa o ano pensando em formas de ser mais sustentável no cotidiano, tentando usar canudo de papel, inox ou bambu; levando sacolas retornáveis para o supermercado; trocando os absorventes descartáveis por calcinhas absorventes, absorventes permanentes e coletores menstruais. Para chegar no Natal e comprar um monte de presente pras pessoas amadas, sem prestar tanta atenção ao consumo exagerado, aos papéis de presente, sacolas, fitas e embalagens?

A ideia é ser sustentável o ano todo, e por isso trago aqui algumas dicas de como ser sustentável na hora de presentear. Sem deixar de levar alegria e bons sentimentos para quem a gente ama, mas com um pouco mais de consciência.

Presentes feitos por você

Álbum que minha irmã fez para mim no nosso último amigo secreto
Álbum que minha irmã fez para mim no nosso último amigo secreto

Pode ser o que ficar melhor para você, o importante é colocar sua energia ali e tentar não gastar com outras coisas, fazer com o que tem em casa. Essa é uma opção mais fácil para uns do que para outros, eu sei, mas garanto que todo mundo consegue dar um jeitinho, afinal, em tempos de youtube, todo mundo sabe fazer tudo hehe. Mas vale pedir ajuda para aqueles amigos que sabem mais, ou que são mais criativos!

Há alguns anos fizemos um amigo secreto assim na minha família e fez tanto sucesso que todo mundo amou, teve declaração em formato de lipsync, carta, poesia, música, desenho e até mímica. Levei a ideia para grupos de amigos e também já fizemos alguns assim e foi sempre um sucesso!

 

Presentes “é meu, pode ser seu”

Livros são uma ótima opção para repassar!
Livros são uma ótima opção para repassar!

Outra ideia legal é pegar coisas que você já tenha em casa, para presentear. Pode ser uma coisa combinada antes, para não ter surpresas chatas. Às vezes temos tanta coisa em casa, muitas que não usamos, ou não combinam muito com a gente, mas são a cara daquela amiga, amigo, ou parente.

Sabe aquela história das pessoas que ganham presentes, não gostam, guardam e depois dão para outra pessoa? É quase a mesma coisa, mas com sinceridade!

Também já fizemos amigo secreto assim na minha família e saíram algumas coisas bem legais. Livros, roupas, sapatos e acessórios são algumas coisas que, estando em bom estado, podem ser ótimos presentes.

 

O embrulho também importa

Embrulhos que minha mãe fez com sacos de papel reutilizados
Embrulhos que minha mãe fez com sacos de papel reutilizados

Além do dinheiro que gastamos, os papéis e outros embrulhos de presente, também são lixos que vão para o nosso planeta. Então que tal usar coisas que já existem, evitando criar mais lixo? Tem aquela velha técnica de guardar os embrulhos de coisas que recebemos e reutilizar em outras; mas além disso, tem várias formas, como embrulhar presentes com jornais e revistas – dá até pra fazer uma colagem bem massa e personalizada para cada pessoa -; embrulhar com tecidos ou lenços que não usamos – ainda aumenta o presente, já que a pessoa vai ficar com ele -; e usar embalagens de qualquer coisa que possa ser possível: Esse ano minha mãe tem usado as embalagens de comidas de delivery, aquelas sacolas de papel pardo, ela faz desenhos e coloca fitas que já tem, para dar um ar mais especial.

 

Mas eu quero COMPRAR alguma coisa

Alguns dos meus looks com peças de brechó - da esquerda para a direita: a blusa e a calça, o blazer e os brincos, o macacão
Alguns dos meus looks com peças de brechó – da esquerda para a direita: a blusa e a calça, o blazer e os brincos, o macacão

Tá bom, então se você quer muito comprar alguma coisa, minha sugestão é primeiro procurar brechós, não só de roupas, já que roupa é mais difícil de dar a perfeita – a não ser que você conheça a pessoa MUITO bem -, mas pode ser acessórios, bolsas, chapéus. Pode até deixar um crédito para a pessoa amada, no seu brechó preferido, ou naquele que você sabe que tem coisas a cara dela. Além de brechós, também tem os sebos e lojas de usados de todo tipo.

D330483F-534B-4474-A06A-6FE8D4F2BC44

Se você não curte isso de dar coisas usadas, pode pelo menos procurar comprar dos produtores locais, que se preocupam com a origem de sua matéria-prima e com o meio ambiente. A Laris deu dicas de eventos com produtores locais, mas vale procurar em todo lugar, até mesmo nos stories do instagram – o mais novo e eficaz “classificados” da atualidade!

 

Tem mais alguma dica? Já pensou em algo sustentável para presentear nesse Natal? Conta pra gente!

Deixe um comentário